Notícias

Idéia não é formar apenas esportistas

Por Paula Cunha   11 de janeiro de 2006
Criar um programa diferenciado para aprendizes que cumpra todos os requisitos legais e, ao mesmo tempo, avance na formação dos jovens envolvidos e seja adequado para a atividade esportiva. Esta foi a preocupação do Sindi-Clube ao elaborar esse seu projeto.

O diretor-executivo do Sindi-Clube, Armando Perez Maria, explica que para criar um programa específico a entidade procurou não apenas a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e o Ministério do Trabalho, como também entidades como o Senai, Sesc e Senac para obter orientação. Descobriu que não havia cursos adequados à realidade dos clubes e partiu para a criação de um programa específico para atuar neste campo. Foi criado o cargo de orientador, que supervisiona o desenvolvimento das atividades dos instrutores que são encarregados de ensinar aos aprendizes nos clubes todo o conteúdo teórico e prático.

"Nosso programa foi homologado pelo Ministério do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)", diz Perez Maria.

O diretor executivo da entidade ressalta a importância do trabalho de auditoria instalado desde o início das atividades do projeto que garante a adoção integral do programa nos clubes que estão aderindo a ele. "Nossa preocupação é não apenas dar condições ao jovem de aprender uma profissão, mas também torná-lo um cidadão."

Estímulos e ambição – O consultor do Sindi-Clube e criador do projeto, Reginaldo Teixeira Rosa, reforça este objetivo ao afirmar que o programa utiliza o esporte para ensinar noções de autonomia nos jovens de acordo com regras ditadas pela ética. "Ele vai aprender que pode ter ambições maiores e que devem estudar não só para se tornarem esportistas ou professores de educação física."

Para Sérgio Picasso, supervisor de programas e eventos esportivos do Clube Paineiras do Morumby, todos os envolvidos no projeto, instrutores e supervisores, acabaram tornando-se multiplicadores das informações que obtêm nos cursos e que são ministradas através da andragogia, que engloba técnicas específicas para ensinar adultos.

Perspectivas – Além de multiplicar o programa de aprendizes em outros clubes, o Sindi-Clube pretende, a médio prazo, formatar o projeto para clubes especializados em atividades culturais.

Comentários dos Leitores