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Philips: uma visão de futuro dos produtos

Por Maristela Orlowski   22 de março de 2006
Preocupada com o impacto de seus produtos no meio ambiente, a Philips –empresa que atua nos segmentos de iluminação, equipamentos eletrônicos e médico-hospitalares, telecomunicações e informática– estabeleceu importantes estratégias. De acordo com a gerente-geral de Responsabilidade Social da Philips para a América Latina, Flávia Moraes, há 12 anos, a empresa definiu o programa EcoVision, que aborda o conceito de design feito com consciência ambiental (EcoDesign) e também a criação de produtos que seguem esse critério (Green Flagship).

"Ele tem visão muito além da produção e segue cinco critérios: peso, uso de substâncias tóxicas, consumo de energia, reciclagem e descarte e embalagem. Ou seja, trata desde a concepção do produto até o que vai ser dele no futuro", explica. "É uma visão complexa, de 360 graus", acrescenta Flávia.

Segundo a executiva, esses parâmetros são estabelecidos a cada cinco anos, e o objetivo é procurar atingir números considerados ideais. "A produção tem que fazer sentido. Um produto não pode ser lançado apenas por ter um design bonito", complementa a gerente.

Inovação – De acordo com relatório de sustentabilidade da Philips, 50 produtos Green Flagships foram lançados no mercado em 2005, ante 21 em 2004. Atualmente, 160 produtos da linha estão disponíveis no mundo inteiro.

Um deles é o Desfibrilador HeartStart FR2, com apenas 2,2 kg, que instrui o usuário como agir passo-a-passo por meio de comandos de voz. "É um aparelho inteligente, leve e muito fácil de manusear", resume Flávia.

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