Notícias

ONG quer atender mais alunos

Por Paula Cunha   14 de junho de 2006
A organização não governamental Apreciação, Reflexão e Produção Artística (Arpa) foi criada com o objetivo de ensinar arte gratuitamente para crianças das escolas da rede pública de ensino e, ao mesmo tempo, estimular nelas a necessidade de preservar o meio ambiente.

Seu idealizador, Carlo Cury, explica que a idéia de ensinar arte para crianças veio da constatação de que as escolas da rede oficial exploram pouco as possibilidades que estas atividades oferecem para o crescimento individual dos alunos. Ele acrescenta que sente nas crianças a necessidade de ter mais contato com manifestações artísticas porque é professor da rede pública de ensino e sabe das deficiências curriculares que estas escolas enfrentam.

"Quando conversei com os alunos, propus algumas atividades que estimulam a sua individualidade. Eles trabalham em grupos de seis, mas mesmo assim é possível orientá-los de maneira mais individualizada", diz.

Carlo Curi explica que as crianças são selecionadas nas escolas, de acordo com o interesse e as suas aptidões. Outro coordenador do projeto, Cláudio Luiz Dias, acrescenta que os programas foram criados com dois módulos de palestras: um, que ressalta a importância da preservação da água; outro, com explanações mais complexas sobre a formação da Terra e debatendo problemas ambientais atuais.

Os dois artistas ressaltam que todas as atividades têm um caráter didático ligado à discussão destes temas. Eles fazem questão de explicar que não existem atividades lúdicas do tipo "desenhar por desenhar".

Atualmente, 21 crianças participam do programa. Para expandi-lo, seus criadores estão buscando recursos tanto através de leis de incentivo do Ministério da Cultura para pagar professores e também firmando parcerias com escolas públicas para implantar o projeto dentro de seu espaço físico. "Já conversamos com três escolas, uma delas ofereceu uma sala", informa Carlo Cury.

A sede da entidade localiza-se no Espaço Cultural Casa Caiada, que abriga uma galeria de arte e salas para cursos de arte e palestras. No site www.casacaiada35.com.br, os interessados em patrocinar tanto os jovens estudantes de arte quanto em colaborar com material ou participar das atividades do espaço podem obter mais informações e conhecer outras atividades desenvolvidas nele.

Comentários dos Leitores