Notícias

Reciclagem ganha feira em São Paulo

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   28 de junho de 2006
O mercado de reciclagem está crescendo e se profissionalizando: há meio milhão de catadores de sucata e material reciclável em todo o país, o setor faturou US$ 3,5 bilhões e reaproveitou mais de 5,5 milhões de toneladas de sucatas produzidas nas residências em todo o Brasil, segundo dados da editora Reciclagem Moderna.

Em razão de números tão expressivos, o setor ganha a sua primeira feira. O evento acontecerá em São Paulo nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Batizado Expo Sucata - Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria de Reciclagem, contará com 20 expositores.

Seu organizador, Adriano Assi, explica que a feira será exclusivamente direcionada aos profissionais de reciclagem, como proprietários de usinas e ferros-velhos. A expectativa é de que 400 pessoas compareçam às palestras e convenções e duas mil circulem pela feira.

Temas como a cotação dos principais itens da indústria de reciclagem, como sobras de metais, por exemplo, e os grandes consumidores destes materiais, como a China e a Índia, serão discutidos.

Legislação – Além de se concentrar nos negócios decorrentes da atividade de reciclagem, o evento contará também com advogados que se especializaram no setor. O objetivo é conscientizar os empresários que possuem unidades de reciclagem sobre as leis que regem a atividade.

"Este é o primeiro estágio da cadeia produtiva e ele não pode mais ser ignorado porque trata-se de uma questão de sobrevivência para o planeta já que as matérias-primas estão se esgotando. Por isso, o evento é importante tanto para a indústria quanto para os comerciantes", conclui Assi.

Comentários dos Leitores