Notícias

Tratamento odontológico gratuito

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   19 de julho de 2006
Os altos preços de qualquer procedimento odontológico no Brasil tornam o tratamento inacessível à população de baixa renda. Por isso, as iniciativas neste sentido têm sido encampadas pelas autoridades. Foi lançado, na terça-feira, um termo de cooperação entre a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e a Secretaria Municipal de Assistência Social que atenderá os Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas) e também os abrigos municipais.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, que terá duração de um ano a partir de 1º de agosto, foram divulgadas as metas de atendimento. Uma unidade móvel percorrerá os Crecas, as casas de acolhida e os abrigos e oferecerá tratamento semanal individualizado a crianças e adolescentes, com limite de 16 atendimentos semanais.

Ao mesmo tempo, outros 16 menores também receberão tratamento na sede da APCD, localizada no bairro de Santana, na capital paulista. Serão prioritários os casos de obturações e aplicação de flúor. Com pré-agendamento, mais 16 crianças e jovens serão atendidos semanalmente para passar por obturações, extrações, profilaxia e aplicação de flúor.

No campo da prevenção, haverá palestras de orientação sobre cuidados básicos, como escovação diária, para o mesmo público. Elas serão ministradas na sede da entidade para 20 crianças e jovens mensalmente.

Assinaram o convênio o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e Sílvio Jorge Ceccheto, presidente da APCD.

Comentários dos Leitores