Notícias

Pra dentro (da imaginação), crianças!

Por Paula Cunha    23 de agosto de 2006
O título do livro é "Pra fora, Rex!", mas o seu objetivo é trazer as crianças para dentro do mundo da leitura e da imaginação. Ele foi lançado na última sexta-feira para um público especial: meninos e meninas atendidos pelo projeto Parceiros da Criança que atua na comunidade de Heliópolis, na capital paulista. Seu autor, o editor do DCarro , do Diário do Comércio , Chicolelis, acredita que "todo mundo tem capacidade para criar uma história. Pode ser triste, alegre ou baseada em fatos reais".

Para transmitir esta convicção ao público mirim que compareceu ao evento de que todos têm criatividade, ele conversou com cada uma das crianças do projeto e autografou os livros, escrevendo dedicatórias especiais com informações que elas mesmas forneciam a ele durante uma breve mas intensa conversa.

Iniciativas como esta são essenciais para a criação de novos leitores, já que uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizada em 2001, constatou que a leitura de livros é realmente apreciada por apenas um terço da população adulta alfabetizada no Brasil, o que equivale a um público leitor ativo (aquele que leu pelo menos um livro nos últimos três meses) de 26 milhões leitores em uma população de 186,9 milhões, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante destes números assombrosos e do imenso caminho a ser percorrido para a conquista de novos leitores em todo o País, a iniciativa do Instituto GM e da União dos Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas) de apresentar o autor do livro aos jovens leitores é um passo importante para reverter este quadro. Tanto o autor quanto os representantes das entidades estavam convictos, ao final do evento, de que a semente do gosto pela leitura foi plantada em cada uma das crianças que saiu de lá com um exemplar do livro "Pra Fora, Rex!" nas mãos. (veja a história do Projeto Parceiros na matéria ao lado)

Para o vice-presidente do Instituto GM, Pedro Luiz Dias, a essência da missão do Instituto GM confirmou-se com as parcerias com a Unas e a Universidade São Marcos e o interesse das crianças pelo lançamento do livro foi a comprovação de que as diretrizes da entidade estão corretas.

Brilho nos olhos – Dentro desse clima, Alaina Cristina Novaes Carvalho aguardava ansiosa pela sua vez na fila de autógrafos. Aos dez anos, ela nunca teve um livro autografado pelo autor e disse que gostou de conversar com Chicolelis. O "Pra fora, Rex!" fará parte de sua pequena biblioteca composta de outros três volumes que guarda cuidadosamente e que ganhou do Projeto Parceiros da Criança e dos que comprou quando ganhou dinheiro dos pais para ir a uma festa. "Gostei de conhecer o Chico. Na hora do autógrafo, ele perguntou o meu nome e se eu gostava de ler".

Entusiasmada porque gosta de história de bichos, Janaína Maria da Silva, de 8 anos, esperou pacientemente pela sua vez para conversar com o autor do livro. "Tenho um cachorro chamado Cachorro Valente e gosto muito de histórias de bichos. Tenho cinco irmãos e vou deixar minha irmã ler o livro".

Vaidosa e alegre, Luana do Nascimento Ferreira ficou muito contente quando Chicolelis disse a ela que os seus cabelos eram lindos. Fã de histórias engraçadas, ela contou que este não será o o primeiro livro que leu. Ansiosa para saber o destino do Rex, ela correu com o volume nas mãos, sentou-se perto das amigas e começou a ler.

Mais tímido, Vítor Lucas Ferreira contou que foi bom conversar com o autor do livro e que gosta de ler. "Gosto também de jogar videogame", disse. Ágda Anani, que freqüenta o projeto há um ano e gosta de brincar com as amigas, também "achou legal" conversar com Chicolelis. Folheando o livro, Kethleen da Conceição Santos disse que não falta às atividades do projeto e que gosta de estar ali. Ela certamente é mais uma das crianças tocadas pela magia da leitura e que terão a imaginação povoada por muitas histórias e personagens como o Rex e seu dono.

No final do lançamento do livro, Maria Ohana de Oliveira e Amanda Gonçalves Simões brincavam na entidade e sentaram-se no chão para ler o "Pra Fora, Rex! Acima delas, havia um mural com um depoimento do educador Paulo Freire que dizia que "Escola é um lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadras, programas, horários, conceitos... Escola é sobretudo gente, gente que trabalha". Ao final do texto, alguém acrescentou, com uma caneta vermelha as palavras: "o projeto também". O entusiasmo das crianças com os livros nas mãos na última sexta-feira confirmou a afirmação.

Comentários dos Leitores