Notícias

Colatina adere a projeto social

Por Folha do Norte    9 de novembro de 2001
A Prefeitura de Colatina está aderindo ao projeto Vale Criança, da Fundação Vale do Rio Doce. A cerimônia de assinatura do convênio será nesta quinta-feira, dia 8, às 17h30, no auditório do SESC. O projeto Vale Criança tem o objetivo de divulgar a existência do Fundo da Criança, instituído por lei federal desde 1991 mas até hoje pouco conhecido.

Por meio dele, é possível fazer doações para entidades de assistência à criança e ao adolescente, com dedução no imposto de renda. Pessoas físicas podem doar até 6% do valor pago pelo IR. Para pessoas jurídicas a doação é de até 1% do IR. O projeto Vale Criança foi criado em 2000. No Espírito Santo, Colatina será a segunda cidade a aderir (a primeira foi Cariacica, que arrecadou R$ 272.300,00 no ano passado). Outros seis municípios espalhados pela área de influência da CVRD no País (Minas, Espírito Santo e estados do Norte) também vão aderir ao projeto este ano.

O dinheiro arrecadado vai para uma conta bancária no município, e depois é repassado às entidades de assistência cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Fundação Vale do Rio Doce acompanha a aplicação dos recursos junto com os membros do Conselho. O dinheiro pode ser usado na compra de material didático-pedagógico, roupas, alimentos, e em melhorias nas condições de vida dos assistidos, sempre dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente. Não é possível construir obras nem contratar pessoal com os valores arrecadados pelo projeto.

A presidenta dos Conselhos Municipais de Colatina, Maria Júlia Deptulski, afirma que é importante os contabilistas e empresários participarem do lançamento do projeto, para saber como é feita a dedução das contribuições.

Comentários dos Leitores