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O marketing da ajuda

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   30 de agosto de 2006
"Quem compra ajuda" é o slogan que o Grupo Carrefour escolheu para a sua primeira campanha de responsabilidade social vinculada direta-mente a uma instituição. A entidade escolhida é o Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IB CC), com sede na capital paulista. Durante o mês de setembro, a renda obtida com a venda de mais de cinco mil produtos será revertida para financiar suas atividades. A expectativa é de arrecadar R$ 600 mil na campanha batizada "Carrefour e você contra o câncer de mama".

Cerca de 350 fornecedores da rede de hipermercados participarão da campanha. Em todas as 136 lojas do Carrefour espalhadas em 13 estados do País e no Distrito Federal, seus produtos serão sinalizados nas prateleiras para estimular a participação dos consumidores. Marcas como Coca Cola, Nestlé, AmBev, Sadia, Perdigão, Unilever, L'Oreal, Pirelli, Philips, Eletrolux, Hope e Lupo, entre outras, terão o sinal de que parte da renda obtida com a venda de seus produtos será destinada ao IBCC.

Durante a entrevista coletiva de lançamento da campanha, na última quinta-feira, Rodrigo Lacerda, diretor de marketing corporativo do Carrefour, explicou que a decisão de ligar o nome da empresa a uma instituição específica ocorreu porque "estava na hora de incluir uma ação social do grupo com mais visibilidade".

Ele lembrou que existem ações desenvolvidas pela rede em todo o País, principalmente voltadas para as comunidades do entorno das lojas. Atualmente, o grupo desenvolve diversos projetos de responsabilidade social em todo o País.

A escolha do IBCC, nas palavras de Lacerda, une os objetivos de ação social do Grupo ao trabalho de conscientização e de disseminação de informações sobre a prevenção contra o câncer e o tratamento da doença que a entidade desenvolve. Ele acredita que a campanha será bem-sucedida porque cerca de 355 parceiros da rede já aderiram a ela. "Além disso, o Carrefour conta com 45 mil funcionários que se tornarão multiplicadores da campanha", explicou.

Palestras – Além de encaminhar a renda obtida com a venda dos produtos para o IBCC, a rede Carrefour levará médicos e técnicos do Instituto às lojas. Nelas, estes profissionais realizarão palestras de esclarecimeto sobre a detecção precoce e o controle do câncer.

Para os representantes do Carrefour, estas duas ações combinadas contribuirão para diminuir os números assombrosos sobre a doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a expectativa é de que serão registrados 472.050 novos casos da doença no Brasil neste ano. Deste total, 48.930 serão de mama.

Estratégias – Para divulgar as ações do IBCC, o Carrefour aumentou em 40% a verba destinada à campanha publicitária da rede em setembro para não apenas atrair o consumidor para dentro das lojas e participar da iniciativa como transformá-lo em um divulgador da importância da prevenção da doença.

Três comerciais começarão a ser divulgados a partir de amanhã (31) na televisão com a mensagem "Comprou, ajudou". Eles serão protagonizados pela apresentadora Ana Maria Braga e pela atriz Juliana Knust. Esta última reforçará a importância da prevenção entre os jovens devido à grande incidência de casos de câncer nessa faixa de idade.

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