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O marketing da ajuda
Por Paula Cunha / Diário do Comércio   30 de agosto de 2006
"Quem compra ajuda" é o slogan que o Grupo Carrefour escolheu para a sua primeira campanha de responsabilidade social vinculada direta-mente a uma instituição. A entidade escolhida é o Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IB CC), com sede na capital paulista. Durante o mês de setembro, a renda obtida com a venda de mais de cinco mil produtos será revertida para financiar suas atividades. A expectativa é de arrecadar R$ 600 mil na campanha batizada "Carrefour e você contra o câncer de mama".
Cerca de 350 fornecedores da rede de hipermercados participarão da campanha. Em todas as 136 lojas do Carrefour espalhadas em 13 estados do País e no Distrito Federal, seus produtos serão sinalizados nas prateleiras para estimular a participação dos consumidores. Marcas como Coca Cola, Nestlé, AmBev, Sadia, Perdigão, Unilever, L'Oreal, Pirelli, Philips, Eletrolux, Hope e Lupo, entre outras, terão o sinal de que parte da renda obtida com a venda de seus produtos será destinada ao IBCC.
Durante a entrevista coletiva de lançamento da campanha, na última quinta-feira, Rodrigo Lacerda, diretor de marketing corporativo do Carrefour, explicou que a decisão de ligar o nome da empresa a uma instituição específica ocorreu porque "estava na hora de incluir uma ação social do grupo com mais visibilidade".
Ele lembrou que existem ações desenvolvidas pela rede em todo o País, principalmente voltadas para as comunidades do entorno das lojas. Atualmente, o grupo desenvolve diversos projetos de responsabilidade social em todo o País.
A escolha do IBCC, nas palavras de Lacerda, une os objetivos de ação social do Grupo ao trabalho de conscientização e de disseminação de informações sobre a prevenção contra o câncer e o tratamento da doença que a entidade desenvolve. Ele acredita que a campanha será bem-sucedida porque cerca de 355 parceiros da rede já aderiram a ela. "Além disso, o Carrefour conta com 45 mil funcionários que se tornarão multiplicadores da campanha", explicou.
Palestras – Além de encaminhar a renda obtida com a venda dos produtos para o IBCC, a rede Carrefour levará médicos e técnicos do Instituto às lojas. Nelas, estes profissionais realizarão palestras de esclarecimeto sobre a detecção precoce e o controle do câncer.
Para os representantes do Carrefour, estas duas ações combinadas contribuirão para diminuir os números assombrosos sobre a doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a expectativa é de que serão registrados 472.050 novos casos da doença no Brasil neste ano. Deste total, 48.930 serão de mama.
Estratégias – Para divulgar as ações do IBCC, o Carrefour aumentou em 40% a verba destinada à campanha publicitária da rede em setembro para não apenas atrair o consumidor para dentro das lojas e participar da iniciativa como transformá-lo em um divulgador da importância da prevenção da doença.
Três comerciais começarão a ser divulgados a partir de amanhã (31) na televisão com a mensagem "Comprou, ajudou". Eles serão protagonizados pela apresentadora Ana Maria Braga e pela atriz Juliana Knust. Esta última reforçará a importância da prevenção entre os jovens devido à grande incidência de casos de câncer nessa faixa de idade.
Cerca de 350 fornecedores da rede de hipermercados participarão da campanha. Em todas as 136 lojas do Carrefour espalhadas em 13 estados do País e no Distrito Federal, seus produtos serão sinalizados nas prateleiras para estimular a participação dos consumidores. Marcas como Coca Cola, Nestlé, AmBev, Sadia, Perdigão, Unilever, L'Oreal, Pirelli, Philips, Eletrolux, Hope e Lupo, entre outras, terão o sinal de que parte da renda obtida com a venda de seus produtos será destinada ao IBCC.
Durante a entrevista coletiva de lançamento da campanha, na última quinta-feira, Rodrigo Lacerda, diretor de marketing corporativo do Carrefour, explicou que a decisão de ligar o nome da empresa a uma instituição específica ocorreu porque "estava na hora de incluir uma ação social do grupo com mais visibilidade".
Ele lembrou que existem ações desenvolvidas pela rede em todo o País, principalmente voltadas para as comunidades do entorno das lojas. Atualmente, o grupo desenvolve diversos projetos de responsabilidade social em todo o País.
A escolha do IBCC, nas palavras de Lacerda, une os objetivos de ação social do Grupo ao trabalho de conscientização e de disseminação de informações sobre a prevenção contra o câncer e o tratamento da doença que a entidade desenvolve. Ele acredita que a campanha será bem-sucedida porque cerca de 355 parceiros da rede já aderiram a ela. "Além disso, o Carrefour conta com 45 mil funcionários que se tornarão multiplicadores da campanha", explicou.
Palestras – Além de encaminhar a renda obtida com a venda dos produtos para o IBCC, a rede Carrefour levará médicos e técnicos do Instituto às lojas. Nelas, estes profissionais realizarão palestras de esclarecimeto sobre a detecção precoce e o controle do câncer.
Para os representantes do Carrefour, estas duas ações combinadas contribuirão para diminuir os números assombrosos sobre a doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a expectativa é de que serão registrados 472.050 novos casos da doença no Brasil neste ano. Deste total, 48.930 serão de mama.
Estratégias – Para divulgar as ações do IBCC, o Carrefour aumentou em 40% a verba destinada à campanha publicitária da rede em setembro para não apenas atrair o consumidor para dentro das lojas e participar da iniciativa como transformá-lo em um divulgador da importância da prevenção da doença.
Três comerciais começarão a ser divulgados a partir de amanhã (31) na televisão com a mensagem "Comprou, ajudou". Eles serão protagonizados pela apresentadora Ana Maria Braga e pela atriz Juliana Knust. Esta última reforçará a importância da prevenção entre os jovens devido à grande incidência de casos de câncer nessa faixa de idade.