Notícias

Um olhar para os vizinhos das lojas

Por Paula Cunha   30 de agosto de 2006
Ações de inclusão social já são tradição no Grupo Carrefour. A rede de supermercados optou, desde o início de suas atividades no Brasil, em 1975, pelas iniciativas que atendessem as comunidades do entorno das lojas. Em 2004 e em 2005, foram destinados R$ 5,8 milhões aos projetos de inclusão social. Neste ano, R$ 2,9 milhões.

Seus principais programas estimulam o voluntariado, tanto dos funcionários quanto da população. O Projeto Voluntário Carrefour, por exemplo, é desenvolvido em 60 unidades da rede e conta com 1,3 mil voluntários. Eles atuam em instituições, trabalhando diretamente com sete mil crianças e outros públicos. Recebem suporte da empresa para desenvolver as ações.

Educação – Neste campo, existem os projetos Aula de Cidadania e Fornecedores do Saber. O primeiro é composto de 157 salas de alfabetização em comunidades próximas às lojas. Mais de 4,5 mil pessoas já foram alfabetizadas e o grupo pretende inaugurar novas salas neste ano. O segundo incentiva os 16 mil fornecedores da rede a implementarem programas de alfabetização e de incentivo à leitura para seus funcionários e parentes. A rede é responsável pela capacitação dos alfabetizadores.

Para auxiliar jovens em idade de vestibular, a Fundação patrocina a entrada e a permanência de 100 adolescentes da favela da Maré, no Rio de Janeiro, no Curso Pré Vestibular Comunitário da Maré. O objetivo é prepará-los para exames nas principais universidades públicas.

Meio ambiente – No campo da ecologia, a rede tem o Projeto Verde: comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e distribui cartilhas de educação ambiental. Nos últimos dois anos, distribuíram 120 mil exemplares em escolas públicas.

Ainda nesta área, a Fundação Internacional Carrefour doou 240 mil euros para a construção da sede da organização não governamental Reciclar, na favela do Jaguaré, na capital paulista. Aí, adolescentes de 16 a 19 anos aprendem técnicas de reciclagem de papel para confecção de diversos objetos.

Cultura – Shows musicais a preços acessíveis são a principal atividade do Carrefour Music Fest. Com a renda obtida com a apresentação de artistas já consagrados, a rede toca projetos culturais para crianças e jovens carentes.

Comentários dos Leitores