Notícias

Um olhar especial

Por Paula Cunha   4 de outubro de 2006
Traduzir a evolução pela qual o Terceiro Setor passou nos últimos anos e analisar por que ele se tornou um dos principais instrumentos de transformação da sociedade brasileira são alguns dos objetivos do livro "Um Sensível Olhar Sobre o Terceiro Setor", organizado por Eudosia Acuña e publicado pela Summus Editorial.

Com textos de especialistas na área e também em educação, legislação, publicidade e marketing, o volume tem o objetivo de não apenas relatar experiências de profissionais e organizações não governamentais como também estabelece quais os limites de atuação e definir o que pode ser considerado como ação social.

Cada profissional convidado escreveu sobre o seu campo de atuação. Assim, destacam-se, entre outros, os textos "Legislação e Terceiro Setor", de Eliana Matayóshi Yamaguti, e "Voluntariado", da própria organizadora do volume, Eudosia Acuña Quinteiro.

No primeiro, descreve-se a evolução das associações e entidades que atuavam em ações de inclusão social e que necessitavam seguir uma legislação específica para que pudessem funcionar e as dificuldades para cumprir estas exigências. O texto descreve, também, a evolução do Terceiro Setor na última década e as transformações da legislação que rege a sua atuação.

Engajamento – Em O Voluntariado, a organizadora do livro discorre a respeito das diversas categorias de voluntários que atuam em todo o país e o papel fundamental que assumiu na maioria das ONGs que desenvolvem projetos de inclusão social. Ressalta a necessidade do comprometimento destas pessoas com as causas que abraçam e de compreensão dos objetivos da entidade que escolhem para atuar.

Em outros capítulos, como Meio Ambiente e Comunicação, por exemplo, há gráficos e tabelas que auxiliam o leitor a compreender como atuam e avaliam suas ações.

Engajados no espírito dos militantes de diversas ONGs, os autores de todos os textos comprometeram-se a doar os recursos obtido com a venda do livro para o Grupo Socorrista Irmão Alberto.

Comentários dos Leitores