Notícias

Para mudar a realidade da saúde

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   25 de outubro de 2006
Hospital Israelita Albert Einstein também desenvolve projetos sociais. Sua direção criou em 2003 o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein (IIRS) que investirá neste ano R$ 220 milhões em programas que transformem a realidade da saúde. De acordo com sua assessoria de imprensa, o Instituto atua em três áreas: parcerias com o governo, programas comunitários e projetos científicos e institucionais, além de ações filantrópicas. Atualmente, o Instituto conta com 700 colaboradores e 100 voluntários que atuam exclusivamente nos projetos desenvolvidos na comunidade de Paraisópolis na zona Sul da capital paulista, onde 10 mil crianças de zero a dez anos estão cadastradas no ambulatório médico e recebem atendimento. Além destas crianças, cerca de seis mil pessoas, nas quais se incluem jovens e adultos (principalmente mulheres) da comunidade, participam de projetos sócio-educativos e de complementação à assistência à saúde. Para desenvolver os primeiros,foram consultados especialistas em educação.

Segundo a assessoria de imprensa, para participar dos programas citados acima, os interessados precisam morar na comunidade de Paraisópolis. Em seguida, são adotados padrões de seleção através de faixas etárias e necessidades específicas, de acordo com cada projeto.

Outros programas – Além do atendimento à comunidade de Paraisópolis, o IIRS atua em projetos de treinamento de profissionais da rede pública de saúde para captação de órgãos para transplantes.

Ainda em parceria com o poder público, o Instituto promove a manutenção de serviços nas Unidades Básicas de Saúde, como centros de ultra-sonografia e oftalmologia, entre outros, e a implantação de novas formas de assistência ambulatorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, denominada Assistência Médica Ambulatorial (AMA).

Programas comunitários – Dentro deste grupo de ações, o IIRS realiza campanhas de prevenção e diagnóstico precoce. Entre elas, as campanhas de vacinação, de triagem auditiva em crianças em idade pré-escolar e de saúde da mulher (como prevenção de câncer de colo do útero e de doenças sexualmente transmissíveis). Em parceria com o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (Graacc), são realizadas sessões de radioterapia em crianças com tumores cerebrais.

Comentários dos Leitores