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Grandes redes investem em várias frentes
Por Diário do Comércio   27 de dezembro de 2006
As grandes redes de supermercado alcançaram um estágio avançado na área de responsabilidade social e servem de modelo para estruturas menores que planejam desenvolver algum tipo de ação.
Em 2005, o Wal-Mart criou o Instituto Wal-Mart Brasil, com a missão de promover o desenvolvimento de comunidades carentes no entorno das lojas, com ações focadas no fortalecimento da família e em valores como o respeito ao indivíduo e à comunidade, crença na transformação social, respeito à diversidade cultural, de gênero e de raça. Com investimentos de R$ 7 milhões em 2005, o Instituto dá suporte a organizações não-governamentais que trabalham na capacitação profissional, geração de renda e valorização da cultura regional. O instituto já atende programas sociais em seis cidades.
Em fase de transição para um novo modelo de investimento social, o Carrefour também elegeu como prioridade o desenvolvimento comunitário voltado para os clientes externos e internos (funcionários e familiares). A idéia é que cada gestor de loja seja também um líder da comunidade local, presente e comprometido com práticas que beneficiam a um só tempo os negócios e a sociedade. Dentre os temas escolhidos para o desenvolvimento de programas estão: educação profissional; alfabetização de jovens e adultos; educação ambiental; mobilização social; saúde e segurança alimentar; apoio a ONG’s de assistência social; valorização da diversidade e consumo consciente.
O Grupo Pão de Açúcar direciona sua atuação na área social à promoção do sentido de cidadania como o melhor caminho para o desenvolvimento do País. Incentivo ao esporte e à cultura, programas de reciclagem, inclusão social e educação de crianças e jovens através do "supermercado educacional" estão entre suas ações.
Em 2005, o Wal-Mart criou o Instituto Wal-Mart Brasil, com a missão de promover o desenvolvimento de comunidades carentes no entorno das lojas, com ações focadas no fortalecimento da família e em valores como o respeito ao indivíduo e à comunidade, crença na transformação social, respeito à diversidade cultural, de gênero e de raça. Com investimentos de R$ 7 milhões em 2005, o Instituto dá suporte a organizações não-governamentais que trabalham na capacitação profissional, geração de renda e valorização da cultura regional. O instituto já atende programas sociais em seis cidades.
Em fase de transição para um novo modelo de investimento social, o Carrefour também elegeu como prioridade o desenvolvimento comunitário voltado para os clientes externos e internos (funcionários e familiares). A idéia é que cada gestor de loja seja também um líder da comunidade local, presente e comprometido com práticas que beneficiam a um só tempo os negócios e a sociedade. Dentre os temas escolhidos para o desenvolvimento de programas estão: educação profissional; alfabetização de jovens e adultos; educação ambiental; mobilização social; saúde e segurança alimentar; apoio a ONG’s de assistência social; valorização da diversidade e consumo consciente.
O Grupo Pão de Açúcar direciona sua atuação na área social à promoção do sentido de cidadania como o melhor caminho para o desenvolvimento do País. Incentivo ao esporte e à cultura, programas de reciclagem, inclusão social e educação de crianças e jovens através do "supermercado educacional" estão entre suas ações.