Notícias
A vida começa aos 51 anos
Por Maristela Orlowski    10 de janeiro de 2007
Vinte e três anos como dona-de-casa e a falta de experiência não intimidaram Aparecida Donizete Rocha, de 51 anos, de voltar ao mercado de trabalho. Folheando os classificados de emprego de um jornal, a jovem senhora encontrou o que considerou a oportunidade de sua vida: o Plano de Capacitação para o Primeiro Emprego no Varejo, um curso promovido pelo Shopping Metrô Tatuapé em parceria com a JLRocha & Associados e a Faculdade Brasília de São Paulo. "Não queria mais ficar em casa. Queria uma mudança em minha vida", diz Aparecida, que largou a faculdade de psicologia e o emprego pouco depois que casou.
Na ocasião, Aparecida resolveu arriscar e enfrentar o processo de seleção para o curso, que consiste em redação, provas de conhecimentos gerais, português e matemática, além de dinâmicas e entrevistas. "Fiz a inscrição junto com minha filha. Eu passei, mas ela não. Entre mais de 1 mil inscritos, fiquei entre os 50 colocados", lembra ela. "Era a única 'tia' no meio de tantos jovens do curso", brinca.
Aparecida confessa que, no começo, foi difícil fazer o curso: "Não estava mais acostumada a sair de casa sozinha, ainda mais à noite. Saia sempre com meu marido ou com minha filha", conta. Mas a gratificação veio cedo. Antes mesmo de terminar os quatro meses do Plano de Capacitação, a ex-dona de casa foi convidada a trabalhar no atendimento ao cliente do setor de Administração do shopping. "Foi uma felicidade imensa voltar a trabalhar. Adoro o que faço. Nunca imaginei que estaria aqui hoje", complementa.
Aproveitamento – De acordo com a gerente-geral do Shopping Metrô Tatuapé, Elaine Almeida, o curso, que teve início no segundo semestre do ano passado, já formou 250 pessoas. "Os resultados e os índices de aproveitamento são muito animadores. Cerca de 70% das pessoas que fizeram o curso, que é gratuito, estão no mercado de trabalho", ressalta. "Começamos com uma turma de 50 alunos em agosto do ano passado. Agora, estamos com quatro turmas de 50 alunos por ano, em dois turnos, diurno e vespertino", complementa a gerente.
Curso – Os participantes do plano de capacitação têm aulas de português e matemática, desenvolvimento do perfil profissional moderno, evolução do varejo, conhecimento do Código de Defesa do Consumidor, marketing pessoal, vendas, caixa, reposição, estoque e de noções básicas de gerência. No término do curso os currículos dos alunos são incluídos no banco de dados do Shopping Metrô Tatuapé e ficam à disposição dos lojistas.
Na ocasião, Aparecida resolveu arriscar e enfrentar o processo de seleção para o curso, que consiste em redação, provas de conhecimentos gerais, português e matemática, além de dinâmicas e entrevistas. "Fiz a inscrição junto com minha filha. Eu passei, mas ela não. Entre mais de 1 mil inscritos, fiquei entre os 50 colocados", lembra ela. "Era a única 'tia' no meio de tantos jovens do curso", brinca.
Aparecida confessa que, no começo, foi difícil fazer o curso: "Não estava mais acostumada a sair de casa sozinha, ainda mais à noite. Saia sempre com meu marido ou com minha filha", conta. Mas a gratificação veio cedo. Antes mesmo de terminar os quatro meses do Plano de Capacitação, a ex-dona de casa foi convidada a trabalhar no atendimento ao cliente do setor de Administração do shopping. "Foi uma felicidade imensa voltar a trabalhar. Adoro o que faço. Nunca imaginei que estaria aqui hoje", complementa.
Aproveitamento – De acordo com a gerente-geral do Shopping Metrô Tatuapé, Elaine Almeida, o curso, que teve início no segundo semestre do ano passado, já formou 250 pessoas. "Os resultados e os índices de aproveitamento são muito animadores. Cerca de 70% das pessoas que fizeram o curso, que é gratuito, estão no mercado de trabalho", ressalta. "Começamos com uma turma de 50 alunos em agosto do ano passado. Agora, estamos com quatro turmas de 50 alunos por ano, em dois turnos, diurno e vespertino", complementa a gerente.
Curso – Os participantes do plano de capacitação têm aulas de português e matemática, desenvolvimento do perfil profissional moderno, evolução do varejo, conhecimento do Código de Defesa do Consumidor, marketing pessoal, vendas, caixa, reposição, estoque e de noções básicas de gerência. No término do curso os currículos dos alunos são incluídos no banco de dados do Shopping Metrô Tatuapé e ficam à disposição dos lojistas.