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Vai trocar o pneu? Leve uma criança junto e ganhe livros
Por Paula Cunha / Diário do Comércio   7 de fevereiro de 2007
A DPaschoal, cadeia de lojas especializada no atendimento ao setor automotivo, levou literalmente ao pé da letra a frase de Monteiro Lobato, que dizia que "um país se faz com homens e livros". O empreendimento oferece livros em todas as suas unidades, publicações tanto para crianças e adolescentes quanto para pais e professores com a principal meta de difundir o hábito da leitura entre colaboradores, clientes e, principalmente, seus filhos.
O projeto, batizado "Leia Comigo", existe desde 1989, mas a rede, atualmente composta de mais de 200 lojas em sete estados do país, já fazia campanhas de arrecadação de livros entre seus clientes e os doava a escolas públicas desde o início de suas atividades, há 56 anos.
Os resultados da iniciativa puderam ser vistos na última sexta-feira pela reportagem do Diário do Comércio quando Caio César dos Santos, de 10 anos, aproximou-se da estante repleta de livros na unidade da DPaschoal do bairro de Santa Cecília, na capital paulista. Muito tímido, o menino que acompanhava o avô contou que gosta de ler e que freqüenta a biblioteca da escola, além de jogar futebol e brincar. "É a primeira vez que venho aqui e achei legal ver os livros", disse. O menino acabou levando dois volumes para casa.
A iniciativa é importante já que a leitura é apreciada por apenas um terço da população adulta alfabetizada entre o total de 188,1 milhões de habitantes do país, segundo pesquisa da Câmara Brasileira de Livros (CBL). A entidade avalia que há apenas 26 milhões de leitores ativos em todo o território nacional, ou seja, aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses.
Metas – É este interesse que o projeto quer estimular cada vez mais. Para atingir esta meta, a rede pretende alcançar a marca de 10 milhões de livros distribuídos em todo o país. Segundo o diretor Norberto Paschoal, a empresa pretende envolver todos os seus parceiros. Atualmente, conta ele, já existem concessionárias de automóveis que também contam com um estande de livros em suas unidades.
Na loja da DPaschoal de Santa Cecília, uma das revendedoras já acertou esta parceria. O gerente da unidade, Roberto Michael, conta que a unidade sempre coloca à disposição quatro ou cinco títulos da coleção para os freqüentadores da loja. Enquanto os pais acompanham os reparos em seus carros, as crianças são convidadas a conhecer os livros. "Todos os livros têm uma atividade complementar, como um jogo ou figuras relacionadas à história para colorir. Assim, as crianças têm um estímulo extra além da leitura", conta Michael.
Procura maior – No começo de janeiro, o movimento nas lojas aumenta porque os pais as procuram para a tradicional revisão antes da viagem de férias. Por isso, aumenta a freqüência de crianças nas unidades da rede.
"Nesta época, cresce o interesse por livros com orientações sobre trânsito e reciclagem", completa Michael, que lembra que a Secretaria Municipal da Cultura também solicita os livros para distribuí-los em eventos voltados para os alunos da rede pública de ensino.
O projeto, batizado "Leia Comigo", existe desde 1989, mas a rede, atualmente composta de mais de 200 lojas em sete estados do país, já fazia campanhas de arrecadação de livros entre seus clientes e os doava a escolas públicas desde o início de suas atividades, há 56 anos.
Os resultados da iniciativa puderam ser vistos na última sexta-feira pela reportagem do Diário do Comércio quando Caio César dos Santos, de 10 anos, aproximou-se da estante repleta de livros na unidade da DPaschoal do bairro de Santa Cecília, na capital paulista. Muito tímido, o menino que acompanhava o avô contou que gosta de ler e que freqüenta a biblioteca da escola, além de jogar futebol e brincar. "É a primeira vez que venho aqui e achei legal ver os livros", disse. O menino acabou levando dois volumes para casa.
A iniciativa é importante já que a leitura é apreciada por apenas um terço da população adulta alfabetizada entre o total de 188,1 milhões de habitantes do país, segundo pesquisa da Câmara Brasileira de Livros (CBL). A entidade avalia que há apenas 26 milhões de leitores ativos em todo o território nacional, ou seja, aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses.
Metas – É este interesse que o projeto quer estimular cada vez mais. Para atingir esta meta, a rede pretende alcançar a marca de 10 milhões de livros distribuídos em todo o país. Segundo o diretor Norberto Paschoal, a empresa pretende envolver todos os seus parceiros. Atualmente, conta ele, já existem concessionárias de automóveis que também contam com um estande de livros em suas unidades.
Na loja da DPaschoal de Santa Cecília, uma das revendedoras já acertou esta parceria. O gerente da unidade, Roberto Michael, conta que a unidade sempre coloca à disposição quatro ou cinco títulos da coleção para os freqüentadores da loja. Enquanto os pais acompanham os reparos em seus carros, as crianças são convidadas a conhecer os livros. "Todos os livros têm uma atividade complementar, como um jogo ou figuras relacionadas à história para colorir. Assim, as crianças têm um estímulo extra além da leitura", conta Michael.
Procura maior – No começo de janeiro, o movimento nas lojas aumenta porque os pais as procuram para a tradicional revisão antes da viagem de férias. Por isso, aumenta a freqüência de crianças nas unidades da rede.
"Nesta época, cresce o interesse por livros com orientações sobre trânsito e reciclagem", completa Michael, que lembra que a Secretaria Municipal da Cultura também solicita os livros para distribuí-los em eventos voltados para os alunos da rede pública de ensino.