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Drogaria une-se a ONG em projeto social

Por Paula Cunha   28 de fevereiro de 2007
Ampliar as ações de responsabilidade social. Este foi o objetivo da Drogaria Onofre ao associar-se à organização não-governamental Mundo Jovem, que se propõe a atuar como ligação entre empresas e projetos sociais voltados para a melhoria de condições de vida de mulheres, crianças, jovens e idosos. Eles se uniram para oferecer nas lojas da rede uma coleção de livros "Cuide da Sua Saúde". A iniciativa tanto orienta os clientes da rede quanto ajuda, com parte da sua renda, os projetos da entidade batizada Grupo de Apoio à Criança com Câncer, o Gacc.

A gerente de marketing da Onofre, Ana Maria D'Arco, explica que a ONG procurou a rede e ofereceu a coleção porque acreditava que os temas abordados em seus volumes eram apropriados para serem comercializados em uma cadeia de farmácias.

Denominada "Cuide de Sua Saúde", ela aborda os temas pele e sol, fadiga crônica, colesterol, alergia, dor nas costas e diabetes.

Cada volume, cujo conteúdo foi elaborado pela equipe da editora Larousse, custa R$ 19,90. A expectativa da ONG e da rede Onofre é arrecadar R$ 100 mil, com a venda de 20 mil exemplares, até o final da campanha, prevista para terminar em novembro deste ano.

"Nossos funcionários, nas 32 lojas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foram treinados para responder às perguntas dos consumidores." Além disso, foi elaborado material promocional impresso com os atores Marcos Paulo e Regina Duarte para esclarecer a campanha. Eles doaram seus cachês para reforçar a iniciativa.

Outras ações – Segundo Ana Maria, a rede também tem outras atividades como a oferta em suas megastores de exames médicos gratuitos de medição de triglicérides e glicemias, além de serviços de beleza, como por exemplo, massagens, maquiagem e coloração de cabelo.

"A venda de livros foi conseqüência da parceria com a ONG, mas acabou sendo atrelada a estas outras ações que já tínhamos para conscientizar nossos consumidores", diz a gerente.

Reação – Segundo Ana Maria, a idéia de oferecer os livros teve boa aceitação entre os clientes, pois a rede recebeu muitos e-mails elogiando o plano. Além disso, os funcionários também relataram que o interesse pela coleção de livros foi grande. "Os clientes aceitaram o projeto porque compreenderam bem o seu objetivo. O livro que está sendo mais procurado é o que relata os sintomas de diabetes", acrescenta.

A gerente explica que foi o Gacc que deu o primeiro passo e procurou a rede para apresentar o projeto. Ao mesmo tempo, a rede já estava procurando um parceiro para desenvolver uma ação social de maior alcance. Ela conta que a cadeia de drogarias não tinha experiência em iniciativas conjuntas com ONGs ou entidades, pois só havia organizado em suas lojas campanhas de arrecadação de agasalhos, cujas peças foram encaminhadas para hospitais e albergues de 645 cidades. No ano passado, foram doadas 6,5 mil peças em dois meses de campanha.

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