Notícias

Maratona incentiva o voluntariado

Por Paula Cunha   2 de maio de 2007
Ampliar a cultura do voluntariado entre jovens e crianças. Esta é a principal meta dos organizadores do Dia Global do Voluntariado Jovem, cujas atividades aconteceram no último final de semana de abril. Para a oitava edição do evento, os coordenadores brasileiros esperavam mobilizar 300 mil participantes em todo o Brasil, meta 361% maior que os participantes do evento em 2006.

A coordenadora nacional do movimento, Mônica McDowell, explicou que neste ano havia uma verba de apenas R$ 15 mil em patrocínios do Banco do Nordeste e do Instituto Sabin.

A iniciativa ocorreu simultaneamente em mais de 120 países. Em 2006, mais de 2,5 milhões de pessoas participaram do evento em 118 nações. Os organizadores acreditam que existe espaço para o movimento crescer.

Participantes – Segundo Mac Dowell, no Brasil a cultura da participação neste tipo de atividade está se ampliando entre crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares. "Temos, também, parcerias formadas com universidades, principalmente com instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que conta com um centro de voluntariado. Há, também, vínculo com a Universidade Potiguar, que tem parceria com o Programa de Voluntários da Organização das Nações Unidas, além da USP e outras".

O coordenador do programa de voluntários das Nações Unidas para a América Latina e Caribe, Douglas Evangelista, disse que o perfil do jovem voluntário brasileiro não é muito diferente do dos latino-americanos. "É o jovem urbano e com maior acesso à educação que tende a ser mais ativo".

Comentários dos Leitores