Notícias

Lugar de jovem é no teatro

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   16 de maio de 2007
Trazer os jovens e o público de comunidades carentes para dentro do teatro. Este é o objetivo do Teatro Fábrica São Paulo com o lançamento do Projeto FaBrinCarte, que selecionará organizações não governamentais para desenvolver, em parceria com o teatro, atividades para levar a este público eventos e atividades culturais. Rodrigo Valim, ator e idealizador do projeto, diz que o objetivo é trazer os jovens para o teatro porque "este espaço e também a cidade são deles." Valim quer que os jovens entendam os mecanismos que estão por trás da criação artística. "Por isso, haverá apresentações de nossas peças e debates com os adolescentes para que eles tenham elementos para começar a criar", explica.

A faixa etária dos jovens atendidos ainda não foi fixada, mas a meta inicial é começar a atender cerca de 100 crianças e adolescentes. A escolha das entidades também dependerá das atividades que elas apresentarão como sugestão para complementar as visitas ao teatro.

"Não queremos ser paternalistas, queremos ser parceiros destas entidades e formar o pessoal para que desenvolva espírito crítico e se torne, no futuro, público e também criadores. Para isso, organizaremos workshops com os professores das escolas parceiras antes de iniciar o contato com esses jovens".

Para desenvolver o projeto, o grupo está procurando parceiros para criar uma infra-estrutura dentro do teatro. "Já estamos buscando empresas e pesquisando se vamos recorrer às leis de incentivo cultural", conclui Valim. O site do teatro, www.fabricasaopaulo.com.br, contém mais informações sobre estes planos.

Comentários dos Leitores