Notícias

Como funciona

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   30 de maio de 2007
A BVS&A operará nos mesmos moldes da BVS, ou seja, terá o funcionamento semelhante ao de uma bolsa de valores tradicional. Assim, os investidores adquirem ações de empresas que escolheram por seu perfil e desempenho. Eles transferirão donativos para projetos específicos de ONGs cadastradas, nas áreas social e ambiental.

Na opinião do presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, as questões que envolvem o aquecimento global e a preservação da natureza não podem mais ser ignoradas. O assessor da presidência da entidade e diretor de Responsabilidade Social da Bovespa, Izalco Sardemberg, lembrou que existem muitas áreas neste setor que necessitam de ajuda.

As entidades interessadas se inscreverão na Bovespa e passarão por uma seleção inicial. Especialistas analisarão os projetos de cada entidade e sua viabilidade. As selecionadas terão sua sede e a comunidade onde atuam. Após esta fase, os projetos são julgados pelo Conselho Consultivo da BVS&A e, se aprovados, serão incluídos no pregão.

Numa etapa posterior, uma equipe técnica ficará encarregada da tarefa de acompanhar a utilização dos recursos pelas ONGs durante o desenvolvimento dos projetos propostos.

De acordo com as regras estipuladas pela Bovespa, os investidores poderão doar recursos para apenas um projeto ou então montar uma carteira com ações socioambientais.

Tudo online – Para doar recursos para uma determinada ONG basta acessar o site da Bolsa de Valores Sociais e Ambientais, o www.bovespasocial.org.br. Os doadores poderão acompanhar via web a evolução das doações e o grau de desenvolvimento dos projetos que escolheu para incentivar.

Os recursos investidos serão depositados em uma conta controlada pela Bovespa. Ela os repassará às ONGs de acordo com o grau de desenvolvimento dos projetos. À medida que as entidades receberem os valores solicitados para concluir seus projetos, elas cedem seu lugar na lista de projetos organizada pela BVS&A para planos de outras organizações.

Relatórios – Para que este controle fique documentado, as entidades deverão enviar a esta equipe técnica relatórios com a descrição detalhada das atividades desenvolvidas e dos progressos obtidos para a evolução do projeto.

Comentários dos Leitores