Notícias

Adolescentes não sabem como ajudar

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   24 de outubro de 2007
Durante a feira no MuBe, os parceiros das Ongs discutiram a importância das ações de estímulo ao empreendedorismo junto aos jovens. De acordo com a coordenadora da área de juventude da Ashoka, Olivia Martin, cerca de 20% de da população jovem do Brasil (sete milhões) quer atuar em transformação social mas não sabe exatamente como.

Para os representantes das ONGs parceiras da Ashoka, estes projetos têm impacto social importante para as ações de inclusão de jovens no mercado de trabalho. Estas organizações acompanham os jovens que desenvolvem seus projetos e os orientam desde a criação até a colocação em prática.

O debate contou com representantes das organizações Fundação Gol de Letra, Associação Lua Nova, Centro de Profissionalização de Adolescentes, Programa Aprendiz Comgás, Neurônio, Projeto Arrastão e Instituto Cidadania Ativa.

Todos os participantes enfatizaram a necessidade de o jovem empreendedor estabelecer parcerias para desenvolver seus projetos. Muitos deles saíram delas e continuaram a ter o seu apoio após a criação de seus planos de ação dentro do Geração MudaMundo.

Um dos fundadores da Fundação Gol de Letra e do movimento Atletas pela Cidadania, o ex-jogador de futebol Raí, enfatizou a necessidade de estimular nos jovens sua capacidade de ousar e que o amadurecimento cívico decorrente da ousadia mudará o mundo. "Cada projeto é uma semente de transformação do mundo", disse.

Comentários dos Leitores