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Carros exclusivos para deficientes
Por Paula Cunha    30 de janeiro de 2008
Quando Eliseu Pereira entrou na Grand Especial, primeira concessionária totalmente adaptada e dirigida para pessoas com mobilidade reduzida, teve certeza de que este é mais um passo para que os deficientes conquistem definitivamente o seu direito à locomoção com conforto e segurança. A unidade foi inaugurada ontem na Vila Olímpia, zona sul da capital, e tem as suas dependências, da entrada ao banheiro, concebidas para atender os portadores de todos os tipos de deficiência.
Depois de perder os braços, em 1984, em um acidente com um granada, o ex-oficial do Exército passou a dedicar-se ao esporte e obteve o patrocínio de empresas para praticar triatlo. Eliseu tem habilitação especial para dirigir já possuiu diversos veículos adaptados.
"Considero a iniciativa muito importante porque um empresário que oferece um espaço e um tratamento adequado para pessoas com necessidades especiais está dando um exemplo aos outros comerciantes. Os deficientes querem ser tratados de forma mais humana e com respeito. Somos consumidores e pagamos impostos como todos. Uma loja como esta é conseqüência da conscientização de deficientes, da população e também dos comerciantes", disse.
Eliseu acrescentou que a maioria dos estabelecimentos comerciais que freqüenta não conta com estrutura física nem com profissionais treinados para atender portadores de necessidades especiais. Degraus com rebaixamento, provadores mais largos e espaço para que cadeirantes, deficientes visuais e amputados se locomovam com facilidade são raros no comércio em todo o território nacional.
União de forças – O País conta com 25 milhões de deficientes e existem poucas iniciativas deste tipo, tanto particulares quanto públicas. Há regras para adaptar espaços já existentes e construir novos de acordo com as especificações técnicas, à disposição nos sites da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - http://www.abnt.org.br ) e da Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape - http://www.avape.org.br ).
Foi a esta última que a Grand Company, grupo de concessionárias autorizadas de veículos que conta com 12 unidades em São Paulo e na Baixada Santista, recorreu para criar e implantar o conceito da concessionária totalmente adaptada. Além das guias rebaixadas na entrada, a unidade tem sinalização em braile, banheiro com barras e portas de dimensões mais largas, mesas mais baixas para que cadeirantes e pessoas de baixa estatura possam usá-las e telefone para surdos, que decodifica as mensagens e as reproduz escritas em um visor.
Na inauguração da loja, Dreyfus Carmona, diretor comercial das concessionárias, ressaltou que, além da venda de veículos adaptados para diversos tipos de deficiência, o empreendimento também contará com divisões especializadas que auxiliarão os compradores a adquirir seus veículos de acordo com a legislação, que permite a redução de alguns impostos como ICMS e ISS, além de usufruir de outras vantagens destas leis.
Para atingir este objetivo foi firmada parceria com a Névia Isenções, empresa especializada na assessoria e elaboração de processos exigidos por órgãos públicos para que portadores de deficiência possam adquirir veículos com isenção de impostos em todo o País. Além disso, os funcionários foram treinados pela equipe da Avape para atender os clientes especiais. Eles aprenderam a linguagem de libras para a comunicação com deficientes auditivos. Sérgio Navarro, gerente de vendas diretas da rede, disse que o treinamento da Avape foi fundamental. "Descobrimos que um ambiente inclusivo tem muito mais que salas com rampas", afirmou.
A seguradora do empreendimento é a AGF Seguros, que tem uma divisão especializada na criação de seguros automóvel adaptado.
"A idéia da unidade especial surgiu quando um cadeirante procurou uma das nossas lojas em Santos. Percebemos que este nicho de mercado está crescendo", disse Carmona. Segundo ele, os deficientes estão entrando no mercado de trabalho e são clientes em potencial dos carros adaptados. Unidades especiais das montadoras Renault, Nissan, Toyota, Fiat e Peugeot serão comercializadas na nova loja.
Experiência – Para reforçar o atendimento diferenciado, um dos funcionários foi deslocado para a nova unidade. Jeconias Faustino do Nascimento teve uma filha com deficiência física e consegue compreender as necessidades dessa parcela da população. "Quando um deficiente entra em uma loja, ele merece um atendimento correto. Aqui contribuiremos para garantir a ele o direito de locomoção e de viver em sociedade com mais igualdade", disse.
Depois de perder os braços, em 1984, em um acidente com um granada, o ex-oficial do Exército passou a dedicar-se ao esporte e obteve o patrocínio de empresas para praticar triatlo. Eliseu tem habilitação especial para dirigir já possuiu diversos veículos adaptados.
"Considero a iniciativa muito importante porque um empresário que oferece um espaço e um tratamento adequado para pessoas com necessidades especiais está dando um exemplo aos outros comerciantes. Os deficientes querem ser tratados de forma mais humana e com respeito. Somos consumidores e pagamos impostos como todos. Uma loja como esta é conseqüência da conscientização de deficientes, da população e também dos comerciantes", disse.
Eliseu acrescentou que a maioria dos estabelecimentos comerciais que freqüenta não conta com estrutura física nem com profissionais treinados para atender portadores de necessidades especiais. Degraus com rebaixamento, provadores mais largos e espaço para que cadeirantes, deficientes visuais e amputados se locomovam com facilidade são raros no comércio em todo o território nacional.
União de forças – O País conta com 25 milhões de deficientes e existem poucas iniciativas deste tipo, tanto particulares quanto públicas. Há regras para adaptar espaços já existentes e construir novos de acordo com as especificações técnicas, à disposição nos sites da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - http://www.abnt.org.br ) e da Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape - http://www.avape.org.br ).
Foi a esta última que a Grand Company, grupo de concessionárias autorizadas de veículos que conta com 12 unidades em São Paulo e na Baixada Santista, recorreu para criar e implantar o conceito da concessionária totalmente adaptada. Além das guias rebaixadas na entrada, a unidade tem sinalização em braile, banheiro com barras e portas de dimensões mais largas, mesas mais baixas para que cadeirantes e pessoas de baixa estatura possam usá-las e telefone para surdos, que decodifica as mensagens e as reproduz escritas em um visor.
Na inauguração da loja, Dreyfus Carmona, diretor comercial das concessionárias, ressaltou que, além da venda de veículos adaptados para diversos tipos de deficiência, o empreendimento também contará com divisões especializadas que auxiliarão os compradores a adquirir seus veículos de acordo com a legislação, que permite a redução de alguns impostos como ICMS e ISS, além de usufruir de outras vantagens destas leis.
Para atingir este objetivo foi firmada parceria com a Névia Isenções, empresa especializada na assessoria e elaboração de processos exigidos por órgãos públicos para que portadores de deficiência possam adquirir veículos com isenção de impostos em todo o País. Além disso, os funcionários foram treinados pela equipe da Avape para atender os clientes especiais. Eles aprenderam a linguagem de libras para a comunicação com deficientes auditivos. Sérgio Navarro, gerente de vendas diretas da rede, disse que o treinamento da Avape foi fundamental. "Descobrimos que um ambiente inclusivo tem muito mais que salas com rampas", afirmou.
A seguradora do empreendimento é a AGF Seguros, que tem uma divisão especializada na criação de seguros automóvel adaptado.
"A idéia da unidade especial surgiu quando um cadeirante procurou uma das nossas lojas em Santos. Percebemos que este nicho de mercado está crescendo", disse Carmona. Segundo ele, os deficientes estão entrando no mercado de trabalho e são clientes em potencial dos carros adaptados. Unidades especiais das montadoras Renault, Nissan, Toyota, Fiat e Peugeot serão comercializadas na nova loja.
Experiência – Para reforçar o atendimento diferenciado, um dos funcionários foi deslocado para a nova unidade. Jeconias Faustino do Nascimento teve uma filha com deficiência física e consegue compreender as necessidades dessa parcela da população. "Quando um deficiente entra em uma loja, ele merece um atendimento correto. Aqui contribuiremos para garantir a ele o direito de locomoção e de viver em sociedade com mais igualdade", disse.