Notícias

Parcerias são o segredo

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   5 de março de 2008
Estabelecer parcerias sólidas para desenvolver projetos sociais. Esta é a estratégia do Instituto Dom Bosco para encaminhar ao mercado de trabalho os jovens que acolhe. "As alianças são fundamentais para cumprir as tarefas de desenvolvimento e encaminhamento dos jovens", disse o diretor presidente do Instituto, padre Antonio Emídio Vilar. A estratégia permite que a instituição continue a desenvolver os cursos técnicos de qualificação. Muitos jovens, depois de encaminhados, voltam para trabalhar como voluntários.

Segundo o diretor presidente, os candidatos aos cursos passam por um processo de análise sócio-econômica e devem pertencer a famílias que têm renda mensal de até dois salários mínimos. Os cursos oferecidos, de mecânica industrial e técnicas administrativas, têm aulas complementares de português e matemática.

A assistente social da Lorenzetti, Adriana Adélia da Silva, informou que a empresa é a principal parceira do instituto no projeto e na república, onde os jovens permanecem por até três anos. A companhia mobiliza seus funcionários, parceiros e fornecedores para manter o alojamento e colaborar com cinco outros projetos da instituição.

Os adolescentes escolhidos para o estágio passam pelo processo tradicional de seleção. Atualmente, cerca de 80% dos que saem dos cursos técnicos conseguem uma colocação no mercado de trabalho. A expectativa é de que a parceria continue.

Comentários dos Leitores