Notícias

Formatura com emprego garantido

Por (Colaborou Geriane Oliveira)   12 de março de 2008
A Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares) realiza amanhã a formatura de sua primeira turma do curso de administração de empresas. Cerca de 60% dos 120 formandos já foram encaminhados para o mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas e bancos que oferecem estágios e vagas para iniciantes.

Se para os idealizadores, o evento consolida uma iniciativa de inclusão de afrodescendentes através da educação, para alguns formandos significa a superação de obstáculos. É o caso de Andresa Amaral Santos, de 24 anos. De uma família de cinco irmãos, ela é a única a conseguir um diploma universitário em casa. "Para mim, a Unipalmares foi um berço onde pude até conhecer a história do negro", disse.

Andresa se destaca também por ter sido a primeira aluna da Unipalmares a entrar no projeto de afrodescendentes do Banco Bradesco, em 2005. Atualmente é escriturária no setor de RH da empresa. "Lá comecei como semente multiplicadora do projeto, que foi minha grande chance. Tudo isso é muito gratificante", afirmou.

O formando William Xavier, de 27 anos, disse que concluir o curso significa subir mais um degrau em direção aos seus objetivos. "Além do conhecimento acadêmico, ter estudado na instituição abriu portas no mercado de trabalho", disse. Duas empresas já constam do seu currículo: a operadora de telefonia celular Vivo e o Banco Santander. Agora, recém-formado, Xavier passa pelas primeiras entrevistas de emprego como administrador e pretende voltar à Unipalmares para cursar a pós-graduação.

Formatura – A cerimônia de formatura será no Ginásio do Ibirapuera e tem o apoio da Universidade Paulista (Unip), Itaú, Bradesco, Citibank, Santander, Banespa, HSBC, Real, Safra e Camisaria Colombo. Para o reitor da universidade, José Vicente, a data marca o sucesso da universidade na tarefa de cumprir a proposta de inclusão com uma estratégia diferenciada.

Estas empresas e bancos são parceiros da Unipalmares e oferecem trabalho para os estudantes. Segundo José Vicente, há uma mudança na atuação dos empreendedores, que não apenas apenas cumprem o papel de corporações socialmente responsáveis, mas também tornam-se modelos e replicadores desta iniciativa em outras áreas. "Alguns parceiros já estudam a implementação de cursos de pós-graduação em lato sensu", explicou.

Segundo Vicente, as perspectivas de inclusão são promissoras porque diversas empresas, como a Renner e o Wal-Mart, estudam ações deste tipo, o que deverá contribuir para a colocação de mais jovens afrodescendentes no mercado de trabalho.

Atualmente com 1,9 mil alunos, a Unipalmares oferece os cursos de Administração de Empresas, Direito e Logística de Transporte e atua como instituição sem fins lucrativos. As mensalidades do curso de Administração, por exemplo, estão fixadas em R$ 260, graças a parcerias com a iniciativa privada. Cada empresa adota uma sala dos dois campi da cidade.

Parcerias – Um dos parceiros é o Banco Itaú, que ofereceu estágio aos alunos da primeira turma e firmou um acordo com a Universidade de Campinas (Unicamp) para cursos de qualificação complementar. O Itaú recebe a quarta turma da Unipalmares. "Tivemos 20 alunos na primeira turma e efetivamos 17. Dois foram contratados por uma empresa parceira. Na segunda, contratamos 10, de um total de 20 ", disse Valéria Ricomini, gerente de atração do banco.

O Itaú oferece ainda cursos do Programa de Capacitação de Afrodescendentes do Itaú . Nos dois primeiros anos, o programa foi implementado apenas em São Paulo. Agora já foi adotado no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

No Bradesco, a parceria com a Unipalmares começou no final de 2005. O primeiro grupo contava com 30 alunos. Seis meses depois, mais 20 jovens foram incluídos. O diretor executivo do banco Milton Matsumoto, que foi admitido aos 12 anos na empresa, afirmou que o programa é importante para incluir jovens sem experiência. "Os estudantes demonstraram capacidade e vontade de progredir", disse.

Comentários dos Leitores