Notícias

Colar ajuda a prevenir câncer de mama

Por Sandra Manfredini    20 de março de 2008
O Se Toque - Instituto de Desenvolvimento Social vai retomar este ano a campanha Colar da Vida que, em 2007, levou informações sobre prevenção do câncer de mama a aproximadamente 20 mil pessoas. A iniciativa visa reduzir a incidência de mortes causadas pela doença, por meio da conscientização e mudança de hábitos, e pretende envolver cerca de 60 mil pessoas em 2008.

Dentro do projeto acontecem palestras nos Centros Educacionais Unificados (Ceus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no Programa Escola da Família, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e também em outros locais interessados no trabalho do instituto; oficinas em escolas públicas para estudantes de 7ª e 8ª séries; e espetáculos de contação de histórias para crianças com idade entre 9 e 12 anos.

A campanha Colar da Vida , que leva aos participantes um colar feito em imitação de pérolas que remetem, simbolicamente, aos nódulos do câncer de mama, leva o diálogo a crianças, jovens e adultos sobre o assunto. Estima-se que aparecerão 49,4 mil novos casos da doença neste ano, segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Agentes – O objetivo de atuar com o público infantil e jovem é o fato de eles serem os principais agentes de transformação dentro das famílias. A finalidade é educá-los para que, no futuro, façam o auto-exame como rotina, além de levarem as informações para suas mães e irmãs. Ao final de cada ação, os jovens recebem um Colar da Vida, para lembrar sobre o auto-exame.

O Se Toque, cuja campanha deste ano será estrelada pelas atrizes Gabriela Duarte e Regina Duarte, tem o objetivo de levar estas informações às comunidades mais carentes de São Paulo, cujo acesso à informação é sempre mais restrito. O Se Toque – Instituto de Desenvolvimento Social é uma organização não governamental sem fins lucrativos criada em 2005 por Monica Serra.

Comentários dos Leitores