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Pesquisa analisa papel das empresas

Por Diário do Comércio   26 de março de 2008
O s institutos Akatu Pelo Consumo Consciente e Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Market Analysis Brasil divulgam hoje o relatório Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro, Pesquisa 2006-2007 . A publicação, patrocinada pelo Carrefour, revela como o consumidor brasileiro percebe o papel social das empresas.

A pesquisa reúne os dados coletados entre 3 e 21 de novembro de 2005 (pesquisa 2006) e 17 de novembro e 2 de dezembro de 2006 (pesquisa 2007). Os resultados de 2007 mostram que 77% dos brasileiros têm muito interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis. Nos anos anteriores os dados foram os seguintes: 2004 – 72%; 2005 – 78%; 2006 – 75%.

O número dos que atribuem às empresas um papel que vai além do meramente econômico, incluindo também o estabelecimento de padrões éticos mais elevados e a construção de uma sociedade melhor diminuiu: 51% expressaram esta opinião no levantamento de 2006, ante 64% em 2004.

A pesquisa 2007 demonstra que o percentual médio dos entrevistados que manifestaram expectativas com as chamadas responsabilidades cidadãs das empresas (ajudar a resolver problemas sociais, ajudar a reduzir a distância entre ricos e pobres, apoiar políticas e leis favoráveis à maioria da população e reduzir violações de direitos humanos no mundo) é de 63%. Outro dado relevante é o de entrevistados que concordam com a afirmação de que "as empresas estão fazendo um bom trabalho em construir uma sociedade melhor para todos": 66,5% em 2006, quase dez pontos acima do registrado em 2005.

Para a pesquisa foram ouvidas 800 pessoas entre 18 e 69 anos, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Brasília. O relatório é o mais recente de uma série de estudos realizados desde 2000.

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