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Campanha do Agasalho: trabalho vai além da doação
Por Vanessa Rosal    30 de abril de 2008
Quando foi criada em meados dos anos 60, a Campanha do Agasalho arrecadava roupas e cobertores para espantar o frio da população carente durante o inverno. Hoje em dia, além das doações, o projeto recebe verbas de empresários, que proporcionam ajuda financeira a famílias da periferia, geram oportunidades de emprego e fazem a inclusão social da terceira idade.
Organizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), a campanha possui 300 instituições de caridade e 645 municípios cadastrados. A presidente do Fussesp, Mônica Serra, explicou que em 2007 foram arrecadadas 19,7 milhões de peças. "Para este ano, a expectativa é manter a quantidade, mas melhorar a qualidade das roupas, por respeito às pessoas que irão vesti-las".
Parcerias – Um dos parceiros mais antigos da iniciativa é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em todos os terminais são encontradas caixas com o logotipo da campanha, que neste ano traz as atrizes Regina e Gabriela Duarte como garotas propaganda.
A Companhia do Metropolitano, o Metrô, também participa da campanha. De acordo com o gerente comercial e de marketing do Metrô, Marcello Borg, os sete mil funcionários são incentivados a participar. "Nossa campanha começa internamente. É muito gratificante poder ajudar o projeto com os pontos de coleta e com doações".
Para a Drogaria São Paulo, que participa há sete anos, a expectativa é superar a arrecadação do ano passado, que chegou a 500 mil peças em 205 lojas. "As doações aumentam a cada ano e os elogios dos clientes para a iniciativa são animadores", disse a gerente de RH da empresa, Tereza Amorim.
Esquenta – Para melhor a qualidade das roupas doadas, o Fussesp desenvolveu ações paralelas. Uma delas é o Esquenta que, além de fornecer agasalhos novos para quem precisa, contribui com a renda de famílias carentes da periferia. De abril a junho, 30 costureiras do entorno das escolas de samba Vai-Vai, Mocidade Alegre e Unidos de Vila Maria produzirão roupas com matéria-prima doada por empresários.
Por duas semanas, as participantes foram capacitadas pelo Senai e recebem R$ 502,00 mensais, provenientes de verba da iniciativa privada, em parceria com o fundo. É o caso da costureira Neusa da Silva, que faz fantasias para a escola de samba Mocidade Alegre. Usando moletom emborrachado, ela costura cerca de 40 peças por dia. "Começo a trabalhar às 8h e não tenho horário para terminar", disse.
Há ainda outra ação desenvolvida em prol da geração de renda. O projeto fornece kits com novelos de lã, agulhas e receita de gorro. Depois de produzida, a mercadoria é comprada pelas empresas parceiras por R$ 1,00 a unidade. Os gorros são doados à população de baixa renda.
Para a aposentada Jovina Consorte de Souza, a idade não atrapalha na hora de ajudar o próximo. Aos 95 anos, ela já fez 200 gorros de lã, participando de grupo de terceira idade com outras 14 mulheres. "Todo o dinheiro que arrecadamos foi doado para uma creche que atende 60 crianças. Sou idosa, mas não estou velha. Quero participar sempre que puder dessa campanha tão bonita".
Postos de arrecadação - Desde 3 de abril, a Campanha do Agasalho 2008 disponibiliza 20 mil caixas e 400 mil sacolas em pontos estratégicos do Estado para a coleta de roupas e cobertores. São cerca de 50 mil postos de arrecadação para o depósito de doações .
A lista completa com a localização dos postos está disponível no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br. Os estabelecimentos que têm interesse em ajudar na coleta de agasalhos devem se cadastrar pela internet para participar.
Organizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), a campanha possui 300 instituições de caridade e 645 municípios cadastrados. A presidente do Fussesp, Mônica Serra, explicou que em 2007 foram arrecadadas 19,7 milhões de peças. "Para este ano, a expectativa é manter a quantidade, mas melhorar a qualidade das roupas, por respeito às pessoas que irão vesti-las".
Parcerias – Um dos parceiros mais antigos da iniciativa é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em todos os terminais são encontradas caixas com o logotipo da campanha, que neste ano traz as atrizes Regina e Gabriela Duarte como garotas propaganda.
A Companhia do Metropolitano, o Metrô, também participa da campanha. De acordo com o gerente comercial e de marketing do Metrô, Marcello Borg, os sete mil funcionários são incentivados a participar. "Nossa campanha começa internamente. É muito gratificante poder ajudar o projeto com os pontos de coleta e com doações".
Para a Drogaria São Paulo, que participa há sete anos, a expectativa é superar a arrecadação do ano passado, que chegou a 500 mil peças em 205 lojas. "As doações aumentam a cada ano e os elogios dos clientes para a iniciativa são animadores", disse a gerente de RH da empresa, Tereza Amorim.
Esquenta – Para melhor a qualidade das roupas doadas, o Fussesp desenvolveu ações paralelas. Uma delas é o Esquenta que, além de fornecer agasalhos novos para quem precisa, contribui com a renda de famílias carentes da periferia. De abril a junho, 30 costureiras do entorno das escolas de samba Vai-Vai, Mocidade Alegre e Unidos de Vila Maria produzirão roupas com matéria-prima doada por empresários.
Por duas semanas, as participantes foram capacitadas pelo Senai e recebem R$ 502,00 mensais, provenientes de verba da iniciativa privada, em parceria com o fundo. É o caso da costureira Neusa da Silva, que faz fantasias para a escola de samba Mocidade Alegre. Usando moletom emborrachado, ela costura cerca de 40 peças por dia. "Começo a trabalhar às 8h e não tenho horário para terminar", disse.
Há ainda outra ação desenvolvida em prol da geração de renda. O projeto fornece kits com novelos de lã, agulhas e receita de gorro. Depois de produzida, a mercadoria é comprada pelas empresas parceiras por R$ 1,00 a unidade. Os gorros são doados à população de baixa renda.
Para a aposentada Jovina Consorte de Souza, a idade não atrapalha na hora de ajudar o próximo. Aos 95 anos, ela já fez 200 gorros de lã, participando de grupo de terceira idade com outras 14 mulheres. "Todo o dinheiro que arrecadamos foi doado para uma creche que atende 60 crianças. Sou idosa, mas não estou velha. Quero participar sempre que puder dessa campanha tão bonita".
Postos de arrecadação - Desde 3 de abril, a Campanha do Agasalho 2008 disponibiliza 20 mil caixas e 400 mil sacolas em pontos estratégicos do Estado para a coleta de roupas e cobertores. São cerca de 50 mil postos de arrecadação para o depósito de doações .
A lista completa com a localização dos postos está disponível no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br. Os estabelecimentos que têm interesse em ajudar na coleta de agasalhos devem se cadastrar pela internet para participar.