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R$ 27,5 milhões e 72 projetos neste ano
Por Paula Cunha / Diário do Comércio   4 de junho de 2008
Em uma nova fase de patrocínio de ações sociais, a Petrobras anunciou sexta-feira, no Rio de Janeiro, que investirá R$ 27,5 milhões neste ano em 72 projetos no País. Serão escolhidos os que atuam nas áreas de geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, a estatal anunciou que pretende investir R$ 1,2 bilhão entre 2007 e 2012. A meta é atender quatro milhões de pessoas diretamente e 14 milhões indiretamente no Brasil.
Neste ano, 6.485 projetos foram inscritos na seleção pública. Os programas de São Paulo escolhidos foram Geração de Renda Bijuterias de Chia – Raízes Corticeiras (da Associação Cortiços do Centro); Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias, da Associação Rede Cananéia; Empreendimentos Comunitários: criando ambientes para a geração de trabalho e renda no município de Cunha, da Serra Acima – Associação de Cultura e Educação Ambiental; Coleta Seletiva Solidária, da Associação Reciclázaro, Fábrica Comunitária de Alimentos Artesanais no Quilombo Nhunguara, da Associação de Remanescentes de Quilombo do Bairro Nhunguara; Coleta Seletiva Solidária: Reciclando Vidas, da Associação Reciclázaro; Lixo da Gente – Reciclando Cidadania, da Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis da Vila Esperança; Centro de Referência da Infância e Juventude, da Fundação Criança de São Bernardo do Campo; Cuidar sem Violência Todo Mundo Pode, da Associação Promocional
Santo Antonio de Juquitiba e Oficina Palavra Mágica de Leitura e Escrita, da Fundação Palavra Mágica.
Eles passarão pelo processo de apresentação do plano de ação e só receberão verbas após aprovação. Segundo o gerente de responsabilidade social da Petrobras, Luís Fernando Nery, neste ano, o nordeste teve 25 projetos patrocinados, com R$ 9,1 milhões. No sudeste, são 18 planos com R$ 6,7 milhões; no sul, dez projetos e R$ 3,2 milhões. Na região norte, nove projetos com R$ 4 milhões e no centro-oeste, seis planos de ação terão R$ 2 milhões.
Metas – De acordo com Nery, a Petrobrás fixou para os projetos selecionados metas e indicadores. Serão renovados por três anos aqueles que atingirem estes objetivos. O período de parceria é de três anos. "Queremos que alguns projetos sejam um meio de emancipar as famílias atendidas pelo Bolsa Família", disse Nery. E concluiu que a Petrobras estimula a parceria entre ONGs e governos municipais e estaduais, mas não considera estas entidades prestadoras de serviços para o Estado. Para ele, a ONG é uma instituição de maior competência que o Estado para atuar em sua comunidade e desenvolver projetos, concluiu.
Neste ano, 6.485 projetos foram inscritos na seleção pública. Os programas de São Paulo escolhidos foram Geração de Renda Bijuterias de Chia – Raízes Corticeiras (da Associação Cortiços do Centro); Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias, da Associação Rede Cananéia; Empreendimentos Comunitários: criando ambientes para a geração de trabalho e renda no município de Cunha, da Serra Acima – Associação de Cultura e Educação Ambiental; Coleta Seletiva Solidária, da Associação Reciclázaro, Fábrica Comunitária de Alimentos Artesanais no Quilombo Nhunguara, da Associação de Remanescentes de Quilombo do Bairro Nhunguara; Coleta Seletiva Solidária: Reciclando Vidas, da Associação Reciclázaro; Lixo da Gente – Reciclando Cidadania, da Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis da Vila Esperança; Centro de Referência da Infância e Juventude, da Fundação Criança de São Bernardo do Campo; Cuidar sem Violência Todo Mundo Pode, da Associação Promocional
Santo Antonio de Juquitiba e Oficina Palavra Mágica de Leitura e Escrita, da Fundação Palavra Mágica.
Eles passarão pelo processo de apresentação do plano de ação e só receberão verbas após aprovação. Segundo o gerente de responsabilidade social da Petrobras, Luís Fernando Nery, neste ano, o nordeste teve 25 projetos patrocinados, com R$ 9,1 milhões. No sudeste, são 18 planos com R$ 6,7 milhões; no sul, dez projetos e R$ 3,2 milhões. Na região norte, nove projetos com R$ 4 milhões e no centro-oeste, seis planos de ação terão R$ 2 milhões.
Metas – De acordo com Nery, a Petrobrás fixou para os projetos selecionados metas e indicadores. Serão renovados por três anos aqueles que atingirem estes objetivos. O período de parceria é de três anos. "Queremos que alguns projetos sejam um meio de emancipar as famílias atendidas pelo Bolsa Família", disse Nery. E concluiu que a Petrobras estimula a parceria entre ONGs e governos municipais e estaduais, mas não considera estas entidades prestadoras de serviços para o Estado. Para ele, a ONG é uma instituição de maior competência que o Estado para atuar em sua comunidade e desenvolver projetos, concluiu.