Notícias

Fundações realizam encontro sábado

Por Paula Cunha/DC   12 de setembro de 2008
Mais de 500 pessoas de todo o País devem comparecer ao evento. Objetivo é trocar informações e experiências.


Ressaltar a transparência da atuação das fundações e discutir sua atuação prática na sociedade tanto no Brasil quanto no mundo. Estes são os objetivos do 4º Encontro Paulista de Fundações que será realizado sábado (13), em São Paulo. O evento é organizado pela Associação Paulista de Fundações (APF) e sua presidente, Dora Silvia Cunha Bueno, afirma que o encontro é importante para todos os participantes, vindos de diversos Estados, troquem informações e experiências sobre sua atuação.

O principal tema abordado durante o encontro será A transparência e o sucesso das fundações, no qual será lembrado que seu estatuto exige essa condição de transparência e que todas as suas ações são fiscalizadas diretamente pelo Ministério Público. O discurso inicial ficará a cargo do desembargador e presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini. Ele falará sobre as fundações e a solidariedade humana para ressaltar que as fundações possuem um papel ativo na sociedade e desempenham um papel importante na transformação social do País.

Em seguida, haverá um painel especial para explicar o funcionamento das fundações. Nele, serão apresentadas estatísticas sobre a sua atuação no Brasil e no mundo. Segundo a presidente da APF, através dos exemplos de atuação de fundações brasileiras e estrangeiras, o encontro deverá estimular e incentivar ações práticas das fundações. O Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, será o convidado que abordará os aspectos que caracterizam uma fundação de utilidade pública e sua importância para a sociedade.

Informações – Ao mesmo tempo, o encontro reforçará o caráter didático das edições anteriores ao enfatizar a necessidade de divulgar informações sobre as principais normas que regem as fundações e suas diferenças em relação às associações e outras instituições. Por isso, haverá uma palestra especial, ministrada por José Maria Alcazar Chapina, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP). Batizada "As Fundações e a Legislação Tributária", ela abordará as transformações legislativas e tecnológicas pelas quais a legislação tributária passou nos últimos anos e como ela afeta a atuação das fundações atualmente.

Segundo a presidente da APF, ao final do evento os participantes participarão da elaboração da Quarta Carta de São Paulo, onde os princípios teóricos e práticos que regem as fundações serão descritos e os envolvidos se comprometem a divulgar suas ações. Dora Silvia lembra que, neste ano, as inscrições serão gratuitas e que a expectativa é de que o encontro conte com aproximadamente 500 participantes. Mais informações sobre o encontro, que acontece no Colégio Rio Branco, veja no www.apf.org.br.

Comentários dos Leitores