Notícias

Parceria do bem distribui 18 mil peças

Por Geriane Oliveira   1 de outubro de 2008
Foto de Milton Mansilha/LUZ Foram entregues aproximadamente 800 caixas a 60 entidades
A assinatura de um protocolo de intenções ontem, no Clube Espéria, na zona norte da cidade, oficializou a parceria da campanha solidária promovida pelo Conselho da Mulher (CM) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Associação Brasileira dos Coreanos (ABC). A iniciativa aconteceu durante a entrega de doações a cerca de 60 instituições filantrópicas. A mobilização da CM e do ABC arrecadou mais de 18 mil peças de roupas que beneficiarão centenas de pessoas carentes.

Para a diretora superintendente do CM, Norma Burti, a solidariedade é a marca mais expressiva de um povo. "Esse momento especial, em que concretizamos a entrega das 18 mil peças de roupas a 60 entidades aqui presentes, é uma lição que fica. A nossa missão continuará. Obrigado a todos", disse, durante a plenária.

Na evento, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, destacou que a união transforma pequenos gestos em uma grande ação social. "Diante de tantas desigualdades no mundo, somente lições concretas de fraternidade como esta podem fomentar um ambiente de solidariedade aos menos favorecidos".

Exemplo– Representando na cerimônia o governador José Serra, o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, disse que a ACSP é um exemplo como promotora de ações de cunho social. "É um grande papel manter obras sustentadas por pessoas que trabalham de uma maneira harmônica", afirmou o secretário.

De acordo com a presidente da Casa da Fraternidade, a atriz Nicette Bruno, que representou as entidades beneficiadas na plenária, ajudar o próximo é um privilégio. "Um antigo filósofo já dizia que um egoísta pode viver sem preocupações mas, certamente vai morrer sem afeto. E aqui estamos preenchendo o mundo de luz porque é nossa responsabilidade aumentar cada vez mais a corrente do bem e da solidariedade", disse.

Durante a cerimônia, Alencar e Norma Burti homenagearam o presidente da ABC, Dong-Soo Park, entregando uma réplica do Marco da Paz. "Os imigrantes coreanos enfrentaram guerra e muitas dificuldades. Hoje a comunidade, com 50 mil pessoas em São Paulo, está nos mostrando um novo jeito de sermos solidários com o sofrimento humano", disse Burti. Por sua vez, Park acrescentou: "acredito que na próxima campanha vamos arrecadar um volume bem maior e fazer doações a mais pessoas carentes. Somos gratos por realizar esse trabalho com a ACSP e o CM".

Em seguida, Alencar Burti e Dong-Soo Park assinaram um protocolo de intenções que selou a parceria entre Associação Comercial de São Paulo, por meio do CM, e a Associação Brasileira dos Coreanos.

Essa parceria visa fortalecer e ampliar a campanha do agasalho, já promovida há 10 anos pela comunidade coreana, principalmente com a colaboração de empresários e lojistas.

Gesto – O repasse das doações foi feito com um gesto simbólico: Norma Burti entregou a Nicette Bruno a primeira caixa de peças com roupas. No total, foram entregues em torno de 800 caixas a 60 entidades indicadas pelas 15 distritais da ACSP na capital. Cada uma delas recebeu em torno de 13 caixas e uma média de 280 peças de roupas.

A campanha beneficiará centenas de pessoas carentes, entre elas, crianças, jovens, idosos, gestantes, portadores de deficiências e moradores de rua.

Entre as entidades que participaram da cerimônia estão a Pastoral da Criança da Arquidiocese de São Paulo, o Movimento de Assistência aos Encarcerados do Estado, as Casas André Luiz e o Lar Batista Cristão. Mais de 700 pessoas participaram da cerimônia.

Ainda na ocasião, o superintendente da Distrital Santana, João de Fávari, e a coordenadora do CM da distrital, Terezinha de Fávari, também foram homenageados com a entrega de uma placa da ACSP em reconhecimento pelo trabalho voluntário de transporte e armazenagem das doações.

Comentários dos Leitores