Notícias

Um projeto a serviço das emoções

Por Diário do Comércio   24 de fevereiro de 2011
Terapeutas sem Fronteiras oferecem à população, gratuitamente, diversas terapias e apoio emocional. Em cinco meses, 300 pessoas foram atendidas.

O acesso às mais diversas terapias ainda é restrito para grande parte da população brasileira, principalmente por questões financeiras. Estudos apontam que menos de 20% dos brasileiros conseguem apoio profissional para tratar problemas emocionais. Esta carência foi exatamente um dos motivos para a criação e implantação da ONG Terapeutas sem Fronteiras, que, pela primeira vez no País, reúne modalidades terapêuticas em benefício da população e para apoio emocional às vítimas de desastres naturais.

A ONG, que funciona no bairro de Perdizes, na zona oeste paulistana, atendeu em torno de 300 pessoas entre outubro do ano passado e fevereiro deste ano. Apesar de já estar funcionando há cinco meses, o lançamento oficial acontece hoje.

Os pacientes que passaram pela ONG tiveram atendimento gratuito de psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, massoterapeutas e foram atendidos por especialistas em Reiki, medicina ortomolecular e acupuntura. Ao todo, 80 voluntários prestam atendimentos, de segunda a sexta-feira, em várias especialidades.

Sem apoio – "No Brasil, a população quase não tem acesso a algum tipo de apoio emocional ou terapêutico. A maioria, mesmo precisando, não tem condição financeira para pagar terapias e as consequências, às vezes, levam ao suicídio, loucura ou algum ato extremo de violência", explicou o fundador e coordenador-geral do projeto, Rex Thomas.

A ONG Terapeutas sem Fronteiras está inaugurando Centros de Apoio Emocional em outras cidades brasileiras. São espaços físicos, com consultórios que permitem ao profissional treinado oferecer apoio e atendimento terapêutico gratuito. Até o fim do primeiro semestre, serão abertos centros de apoio em Sorocaba, interior de São Paulo, e Santos, no litoral.

Parceiros - O projeto, que tem como patrocinador a Coats Corrente – maior fabricante de linhas do mundo – é pioneiro e visa auxiliar o processo de transição e evolução pessoal, oferecendo gratuitamente serviço de apoio emocional e terapêutico. Além dos atendimentos médicos, a ONG oferece, em parceria com Comunidade Ecológica Ameh, encontros com palestras gratuitas de motivação, bem-estar e desenvolvimento pessoal, por meio de grupos abertos em várias cidades do Brasil.

O projeto também está com dois novos grupos em andamento. Um específico para atender as vítimas de desastres naturais, onde um grupo de terapeutas será treinado para oferecer apoio emocional. E o outro, chamado de Alegria da Alma, que tem em seu quadro artistas, músicos e terapeutas voluntários que oferecem apoio emocional para pacientes em recuperação nos hospitais e instituições, por meio da arte, teatro, canto, música, poemas, leituras e bate-papo. Os interessados podem se tornar voluntários do grupo Alegria da Alma.

O Tricô -Terapia também faz parte do centro de apoio. A Coats Corrente, que produz fios da marca Cisne, oferece curso gratuito de tricô semanalmente, oportunidade para os participantes aprenderem a arte de tricotar, com bate-papo e confraternização, uma iniciativa que colabora com o bem-estar. A ONG também leva ao ar o Terapeutas sem Fronteiras, na Rádio Mundial FM 95.7, às quartas, às 13h30, e quintas, às 17h. Trata-se de um bate papo sobre motivação, bem estar, desenvolvimento pessoal e dicas de saúde.

Quem quiser atendimento, deve acessar o site www.terapeutassemfronteiras.org.br e preencher uma ficha. Após avaliação será determinado qual o melhor tratamento. O interessado será chamado para uma orientação e poderá marcar as sessões. "Terapia é um processo de reeducação de pensamento e de ações. Para isso, oferecemos o tratamento adequado com profissionais", disse Thomas.

Comentários dos Leitores