Notícias

Crianças mais seguras

Por Diário do Comércio   24 de fevereiro de 2011
ONG abre 600 vagas em curso sobre prevenção de acidentes infantis. Objetivo é multiplicar informações.

A ONG Criança Segura realizará mais uma edição do curso a distância sobre prevenção de acidentes com crianças, direcionado especialmente aos profissionais que atuam diretamente com o público infantil. As aulas abordam os diversos tipos de acidentes (lesões não-intencionais) e como evitá-los. Os participantes têm acesso a informações sobre os diferentes riscos que podem resultar em acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e acidentes com armas de fogo.

O conteúdo inclui dados estatísticos sobre o tema, informações sobre a relação dos acidentes com o desenvolvimento infantil e as medidas de prevenção. O curso demanda do participante a realização de atividades de multiplicação e o relato destas atividades é condição para a certificação. Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil. Em 2008, segundo os dados mais atuais do Ministério da Saúde, 5.106 crianças morreram e 109.241 foram hospitalizadas vítimas de acidentes.

Carga – A carga horária total do curso é de 60 horas e serão abertas 600 vagas. As inscrições podem ser feitas de 26 de abril a 13 de maio. As aulas começam em 24 de maio. Para participar, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição no e-mail escolas@criancasegura.org.br. Os primeiros 600 formulários recebidos, devidamente preenchidos, que atendam ao perfil de multiplicador, serão contemplados. Os participantes não incluídos na primeira turma entram automaticamente em uma fila de espera para participação na próxima edição. O curso é gratuito.

A ONG Criança Segura se dedica à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger. A ONG conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e Johnson & Johnson Produtos Profissionais e parceiros de programas, como Band-Aid, Fedex e Johnson & Johnson Industrial.

Comentários dos Leitores