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Ação incentiva o gosto pela leitura

Por Kelly Ferreira / Diário do Comércio   16 de março de 2011
Fundação Itaú distribui gratuitamente 16 milhões de livros infantis. O objetivo é promover o desenvolvimento e despertar nos pequenos o interesse pela leitura.

A gerente de relacionamento do Itaú, Vera Lucia Salles Rego Velloso Roos, vai ao Hospital Emílio Ribas, na zona oeste, há seis anos, para contar histórias para crianças internadas. O administrador de empresas e economista, Francisco Carlos de Moura é voluntário do hospital Darcy Vargas, no Morumbi, na zona sul da capital paulista, e todos os sábados dedica duas horas do seu tempo para ajudar as crianças a entrarem no mundo da fantasia das histórias infantis.

Desde outubro do ano passado, eles, assim como milhares de pessoas que gostam de contar histórias para crianças, receberam um apoio a mais da Fundação Itaú Social para narrar novas aventuras: um kit com quatro livros infantis, dicas para contar as histórias e adesivo para ajudar a disseminar a ideia. O apoio faz parte da campanha Ler faz Crescer, que já distribuiu oito milhões de kits.

"A leitura, além de ser extremamente importante para a formação da criança, desperta o interesse, faz a criança refletir e viajar nas histórias", diz Vera. Para Francisco, o incentivo à leitura no Brasil esbarra em um problema sério: o preço dos livros. "Com essa iniciativa, temos a oportunidade de criar uma rede de leitura", completa.

A ação do Itaú prevê a distribuição de 16 milhões de livros infantis e folhetos com dicas para contar histórias, com o intuito de estimular o desenvolvimento pleno de crianças de até seis anos. Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais pessoas que aderirem à mobilização têm acesso gratuito aos kits. O programa é desenvolvido com o suporte da Fundação Itaú Social, responsável pelo investimento social da empresa. A campanha continua este ano. Mas é bom se apressar porque os kits estão se esgotando.

Rede Social - Segundo a diretora da Fundação Itaú Social, Valéria Riccomini, a mobilização da sociedade para incentivar a leitura faz aumentar a rede social da leitura infantil. "É nesta faixa etária que se formam as personalidades e se criam as preferências de hábitos, inclusive culturais. Estudos comprovam que a relação com os livros nesse período é um fator determinante no desenvolvimento cognitivo e afetivo. Trazemos para os nossos colaboradores a importância de ter esse olhar para o futuro das crianças", explica Valéria.

Um dos pontos fortes da campanha, conta Valéria, é a participação dos clientes e colaboradores do banco, que conta com mais de quatro mil agências. "Os materiais de divulgação que ficam nas agências estimulam a participação da sociedade na importância da leitura para o desenvolvimento da criança. Os funcionários também são estimulados a estreitar o relacionamento com os clientes e a comunidade a buscar parceiros nas atividades de leitura e para se tornarem multiplicadores desse hábito", disse a diretora da Fundação.

Segundo o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Jacinto Matias, o objetivo do programa é a mobilização da sociedade para um gesto que contribua para o pleno desenvolvimento das crianças. "O Estatuto da Criança e do Adolescente acaba de completar 20 anos e, ainda assim, muitos direitos não estão devidamente garantidos. O papel de garantir esses direitos é também da sociedade e, para isso, é fundamental conhecê-los", afirma.

O Itaú Criança foi criado em 2006 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Desde o início do programa foram estabelecidas parcerias com mais de cinco mil escolas públicas, que enriqueceram o acervo de suas bibliotecas com livros arrecadados nas agências Itaú e adquiridos pela Fundação Itaú Social e pelos parceiros do programa.

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