Notícias

Consumo consciente é assunto de criança

Por Kelly Ferreira - 17/5/2011 - 20h41   18 de maio de 2011
O portal Akatu Mirim quer mostrar às crianças, utilizando jogos e brincadeiras, de onde vêm e para onde vão os produtos que consomem rotineiramente. Há também áreas voltadas para pais e educadores.

Aprender o que é consumo consciente de forma interativa e divertida e agregar o maior número possível de crianças para expandir a ideia. É com este objetivo que entrou no ar, em março, o portal Akatu Mirim (www.akatumirim.org.br). No site, as crianças irão descobrir de onde vêm e para onde vão os produtos que consomem e o os impactos de suas cadeias produtivas sobre o meio ambiente. Com conteúdo lúdico e pedagógico, o Instituto Akatu espera motivar as crianças para o consumo consciente. O portal traz ainda áreas voltadas para pais e educadores, como dicas e planos de aula. A novidade faz parte das comemorações dos 10 anos do instituto.

Divertido e repleto de jogos, brincadeiras, animações e interatividade que visam inserir as crianças no universo de consumo consciente, o portal trata de temas presentes no dia a dia. As ilustrações apresentam de forma leve e descontraída o conceito De onde vem? Pra onde vai?, para que as crianças comecem a descobrir que os bens e serviços fazem parte de uma cadeia produtiva e causam impactos – desde a origem até o descarte.

O primeiro tema abordado foi petróleo. As crianças são convidadas a descobrir em que objetos de seu cotidiano ele está presente. Ontem entrou no ar o tema sacola plástica e os assuntos seguintes serão garrafa de água, celular e bala.

Interação - Há sugestões também de atividades para serem feitas fora do computador. A criança baixa as instruções do site e desenvolve as atividades. Por que ir sozinho para a escola? Que tal chamar os amigos e irem todos em um só carro? Os pais podem se revezar e menos carros sairão às ruas, melhorando o trânsito, jogando menos gás carbônico na atmosfera e reduzindo o efeito estufa. E por que não aproveitar a ida à padaria para uma caminhada exploratória? O Diário de um Pedestre é atividade que estimula deixar o carro em casa: a criança se conscientiza e mobiliza a família.

O portal oferece ainda jogos on-line, onde as crianças conhecem mais sobre um produto específico. O tema ainda pode ser discutido no Mural, com enquetes e perguntas ao Akatu Mirim, personagem que interage e explica como consumir com responsabilidade e tira dúvidas sobre o conteúdo do site.

Curiosidade – "O Akatu Mirim surge como uma ferramenta de conscientização sobre o consumo consciente para as crianças, despertando o interesse pelo tema por meio da diversão e aproveitando a curiosidade natural para mobilizar o público infantil para consumir com responsabilidade", afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Segundo a coordenadora de mobilização comunitária do Akatu Mirim, Mirna Folco, em 20 dias o portal teve 9.880 visitas, sendo 6.837 visitantes únicos, com média de sete minutos e meio de navegação. Para ela, as crianças estão antenadas, tem celular, vivem na internet e nas redes sociais. "Elas argumentam com os pais, vão às compras, escolhem os produtos e as marcas de brinquedos, alimentos e roupas e isso reflete no consumo da família. Esse é um ótimo caminho para aprenderem sobre o consumo consciente. ", disse.

Comentários dos Leitores