Notícias

DIA NACIONAL DO PESCAR COMEMORA OS 35 ANOS DO PROJETO COM AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM TODO O BRASIL

Por Daniel Rodrigues / marthabecker   19 de maio de 2011
O Projeto Pescar comemora seus 35 anos nesta sexta-feira (20), e para celebrar o Dia Nacional do Pescar, este ano a ação será especial. Serão desenvolvidas diversas atividades em prol da sociedade, numa forma de dividir com o público as festividades por esta data tão importante. Unidades de todo o país promoverão diversas programações externas nas comunidades próximas às organizações franqueadas com o tema: Desenvolvimento Sustentável. Saiba de algumas destas ações:

SÃO PAULO

- Na Unidade Eurobike, na capital, os jovens irão desenvolver uma ação no abrigo O Cantinho que Encontrei, que atende crianças e adolescentes abandonadas ou que sofreram maus-tratos pela família. “Através de atividades lúdicas, como música, escultura com balão, desenhos para colorir e dobradura, o grupo pretende levar alegria para o local”, destaca a Orientadora da Unidade, Melissa Savoy. Em paralelo, os alunos e voluntários do Pescar Eurobike realizarão uma campanha de doação de leite para levarem ao abrigo.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

- A Unidade Projeto Pescar da APETI – Associação dos Profissionais das Empresas de TI, irá apresentar um teatro criado pela turma sobre Meio Ambiente e Lixo Reciclável para crianças com idades entre 7 e 12 anos de dois projetos sociais do município que integram o projeto Escola Viva.

BEBEDOURO - SP

- Já na Fischer de Bebedouro, uma das sete unidades Pescar da empresa, voluntários e jovens farão uma palestra de conscientização para cerca de 250 alunos da Escola Estadual Dr. Paraíso Cavalcante. Também serão desenvolvidas oficinas, onde os jovens vão ensinar a comunidade a reutilizar o lixo.

SÃO JOSÉ - SC

- A Unidade Aemflo e CDL-SJ fará uma minigincana na AMORJA – Associação dos Moradores do Jardim Amodelar, para cerca de 40 pessoas entre crianças, jovens e adultos sobre Conscientização Ambiental.

RIO NEGRINHO - SC

- A Unidade Cahdam fará a distribuição de panfletos informativos voltados para o tema reciclagem do lixo. O objetivo é mobilizar estudantes do ensino fundamental e a comunidade sobre a importância da separação do lixo e preservação da natureza. Os jovens também irão informar a comunidade sobre o que é o Projeto Pescar.

CAÇADOR - SC

- Na Unidade CDL Caçador, na avenida principal da cidade, será realizado um túnel do tempo retratando desde o começo da industrialização até o momento atual. O objetivo da unidade é propagar o conceito de sustentabilidade, provocando a reflexão e conscientização nas pessoas sobre o futuro do planeta e da humanidade.

BIGUAÇU - SC

- A Unidade Pescar da Sulcatarinense terá como atração um teatro beneficente na escola de ensino fundamental Maria de Lourdes Sherer com o tema: "A sua atitude contribui para o meio ambiente". O objetivo é levar às crianças a importância dos cuidados com o meio ambiente e quais as ações que podem ser tomadas por todos em suas casas.

CAMPO BOM - RS

- O Lar de Idosos Santa Rita receberá os alunos do Projeto Pescar da Ecofrotas que, juntamente a um voluntário tocador de violão, farão um momento de canções junto aos idosos. Além de conversarem e levarem alegria e carinho aos idosos da casa, haverá também sessões de embelezamento para as vovós, jogo de baralho e damas com os vovôs. Ainda, será realizada uma campanha de doação de alimentos e roupas e sorteio de um cesto de frutas confeccionado pelos jovens.

NOVA SANTA RITA - RS

- Os jovens e voluntários das unidades Pescar Braskem (Triunfo), Eletrônica Selenium e Cimpor (ambas de Nova Santa Rita) se reunirão para um passeio ciclístico pelas ruas da cidade, ocasião em que visitarão duas escolas, distribuindo panfletos sobre o tema Desenvolvimento Sustentável.

PORTÃO - RS

- Os jovens do Projeto Pescar da Construtora Brasília Guaíba encenarão uma peça de teatro sobre o tema deste ano do Dia Nacional do Pescar na Escola Adolfo Gustavo Krummenauer. Ainda ocorrerão palestras e a apresentação de uma música composta e executada pelos próprios alunos. Os temas abordados serão: resíduos, enchentes, poluição do ar, efeito estufa e aquecimento global.



Estas atividades, ocorridas anualmente, além de ser um momento de celebração do Dia Nacional do Pescar, são voltadas para integração e desenvolvimento dos jovens e das unidades do Projeto Pescar. Desta forma, os jovens se engajam em ações de benefício à sociedade e às comunidades em que estão inseridos.



Sobre o Pescar

Numa época em que tanto se fala de falta de emprego, da baixa qualificação da mão de obra para as vagas existentes e da dificuldade de oportunidade para a entrada do jovem no mercado de trabalho, uma alternativa que se mostra totalmente viável para reverter esse quadro é o Projeto Pescar. Idealizado há 35 anos, o projeto surgiu a partir da filosofia inspirada no provérbio de Lao Tsé: de não dar o peixe, mas, sim, ensinar a pescar.

A Tecnologia Social Pescar é compartilhada com organizações franqueadas em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal, que mantêm suas próprias unidades do Projeto Pescar e encaminham os jovens capacitados ao mercado de trabalho. Estas promovem cursos com a aprendizagem básica para o exercício de uma profissão nas áreas de: Indústria; Imagem Pessoal; Turismo e Hospitalidade; Informática; Gestão; Comércio; Comunicação; Construção Civil. Ao todo, são 145 organizações em 72 municípios brasileiros, além de 22 unidades no Exterior (21 na Argentina e uma no Paraguai).

Mas além do aperfeiçoamento teórico, os jovens são estimulados a adotar novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania. Em 2010 o Projeto Pescar ofereceu 97.562 horas de formação, resultando numa média de 848 horas por jovem. Colaboram para isso os quase 3 mil voluntários que atuam em prol de um futuro melhor para estes adolescentes e suas famílias.

Atualmente, são mais de 2.700 jovens atendidos, que se somarão aos 17.479 já formados até 2010. A média de aproveitamento destes profissionais no mercado é alta: cerca de 70% deles encontram uma colocação no mercado de trabalho nacional logo após a sua formatura.



História

Idealizado em 1976, pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e então presidente da Linck S. A., o Projeto Pescar já acumula 35 anos existência. A idéia surgiu quando Linck resolveu montar uma sala, nas dependências da própria empresa, para atender aos 15 jovens em vulnerabilidade socioeconômica selecionados nas comunidades do entorno da Linck S. A., que fariam o curso de Iniciação Profissional em Mecânica Geral Automotiva. Estava criada a primeira Unidade do Projeto Pescar.

Desde 1995, o Projeto é administrado pela Fundação Projeto Pescar, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais.

Nestes 35 anos dedicados à profissionalização para o mercado de trabalho e ao desenvolvimento pessoal, o Projeto Pescar já recebeu diversas premiações. Destacam-se o Prêmio Tecnologia Social - 1ª Edição – 2001, pela Fundação Banco do Brasil, o Prêmio Responsabilidade Social 2006, cedido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul 1998, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Prêmio Líderes & Vencedores 2007, da Federasul, o Prêmio ARF 2008, da Associação Riograndense de Fundações (ARF), na categoria Inovação em Gestão e o Top Premium Brasília, do Hospital Brasília (2009), e o Top Cidadania 2010, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RS, na categoria Instituições sem fins lucrativos, entre outras importantes distinções ao longo destas mais de três décadas de trabalho.

Comentários dos Leitores