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Dúvidas? O professor está no metrô
Por Kelly Ferreira - 31/5/2011 - 20h43    9 de junho de 2011
Estudantes podem rever pontos de Matemática e Língua Portuguesa em duas estações do metrô. A iniciativa, resultado de parcerias, é de graça.
O auxiliar administrativo Diego Vieira, de 27 anos, aproveita a hora do almoço para tirar dúvidas de matemática e se preparar para prestar concurso para o cargo de Técnico Judiciário. É em uma sala envidraçada, ao lado da bilheteria da estação do metrô Consolação, que ele encontra o professor Gustavo Alvarez pelo menos uma vez por semana, para aprender um pouco mais sobre regra de três. A aula na estação chama a atenção de quem passa. Trata-se da primeira unidade do Tira-Dúvidas, um espaço dedicado ao esclarecimento de questões de português e matemática, criado por meio de uma parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Metrô e a instituição de ensino superior Estácio.
"Está sendo muito bom pra mim ter um lugar para tirar dúvidas com professores. Estou estudando sozinho em casa para prestar concurso e a ajuda é essencial ", disse Vieira. Dúvidas de gramática, concordância verbal, redação, uso de crase, regra de três, estatística, matemática financeira e porcentagem são os assuntos mais requisitados nos 5,6 mil atendimentos feitos pelos postos Tira-Dúvidas desde fevereiro do ano passado, quando o projeto foi lançado. Os professores de Português e Matemática da Estácio se revezam no atendimento aos usuários.
Brás e Consolação – Na estação Brás da CPTM, na zona leste da capital, o atendimento começou em fevereiro de 2010. No primeiro ano, 3,2 mil pessoas procuraram o serviço. A solicitação maior foi por Matemática, que somou 67% dos atendimentos. As dúvidas de Língua Portuguesa atingiram os restantes 33% do total. Já na estação Consolação do Metrô, na região central, o Tira-Dúvidas começou a funcionar em outubro passado. Em cinco meses, foram atendidas duas mil pessoas, sendo que a procura foi meio a meio: 50% tinham dúvidas de Matemática e os outros 50%, de Português.
O professor de Matemática e Física Gustavo Alvarez, que leciona há 20 anos, atende, em média, 10 pessoas por dia na estação Consolação. "O público é bem diversificado, mas a grande maioria está se preparando para o vestibular ou para prestar concursos", disse.
O Português, no posto Consolação, tem procura menor. O atendimento diário da professora da Língua Portuguesa e Redação Sandra Regina de Gouveia, em média, é de cinco pessoas. "É um grande desafio. As dúvidas são várias e não podemos titubear nas respostas. Uma vez uma moça que veio tirar dúvidas comigo voltou para agradecer, pois tinha conseguido passar em um concurso público com as minhas dicas. É muito bom ajudar as pessoas", disse.
Carentes – Para a estudante de Relações Internacionais Maria Luiza Moraes Pedroso, de 22 anos, o atendimento deveria chegar às regiões onde estão concentradas as pessoas mais carentes, que não têm condições de pagar cursinho ou aulas particulares. "É uma iniciativa muito legal para ficar limitada a apenas duas estações de metrô", afirmou.
O projeto deve ser expandindo para outras estações, mas, por enquanto, segundo o diretor de marketing do Metrô de São Paulo, Aluizio Gibson, ainda não há data ou local definidos. "Sempre nos preocupamos em levar um pouco de cultura para os nossos usuários, como as exposições de artes em várias estações. Queremos expandir o Tira-Dúvidas e ampliar o atendimento, mas isso depende de muitos fatores. Por enquanto, o atendimento será feito apenas nessas duas estações", finalizou.
Serviço:
Para tirar dúvidas sobre Matemática ou Língua Portuguesa é preciso ir a um dos postos. Não é necessário agendar horário. Os postos do Tira-Dúvidas funcionam de segunda a sexta-feira. Na estação Consolação, das 9h às 17h, e no Brás, das 10h às 19h.
O auxiliar administrativo Diego Vieira, de 27 anos, aproveita a hora do almoço para tirar dúvidas de matemática e se preparar para prestar concurso para o cargo de Técnico Judiciário. É em uma sala envidraçada, ao lado da bilheteria da estação do metrô Consolação, que ele encontra o professor Gustavo Alvarez pelo menos uma vez por semana, para aprender um pouco mais sobre regra de três. A aula na estação chama a atenção de quem passa. Trata-se da primeira unidade do Tira-Dúvidas, um espaço dedicado ao esclarecimento de questões de português e matemática, criado por meio de uma parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Metrô e a instituição de ensino superior Estácio.
"Está sendo muito bom pra mim ter um lugar para tirar dúvidas com professores. Estou estudando sozinho em casa para prestar concurso e a ajuda é essencial ", disse Vieira. Dúvidas de gramática, concordância verbal, redação, uso de crase, regra de três, estatística, matemática financeira e porcentagem são os assuntos mais requisitados nos 5,6 mil atendimentos feitos pelos postos Tira-Dúvidas desde fevereiro do ano passado, quando o projeto foi lançado. Os professores de Português e Matemática da Estácio se revezam no atendimento aos usuários.
Brás e Consolação – Na estação Brás da CPTM, na zona leste da capital, o atendimento começou em fevereiro de 2010. No primeiro ano, 3,2 mil pessoas procuraram o serviço. A solicitação maior foi por Matemática, que somou 67% dos atendimentos. As dúvidas de Língua Portuguesa atingiram os restantes 33% do total. Já na estação Consolação do Metrô, na região central, o Tira-Dúvidas começou a funcionar em outubro passado. Em cinco meses, foram atendidas duas mil pessoas, sendo que a procura foi meio a meio: 50% tinham dúvidas de Matemática e os outros 50%, de Português.
O professor de Matemática e Física Gustavo Alvarez, que leciona há 20 anos, atende, em média, 10 pessoas por dia na estação Consolação. "O público é bem diversificado, mas a grande maioria está se preparando para o vestibular ou para prestar concursos", disse.
O Português, no posto Consolação, tem procura menor. O atendimento diário da professora da Língua Portuguesa e Redação Sandra Regina de Gouveia, em média, é de cinco pessoas. "É um grande desafio. As dúvidas são várias e não podemos titubear nas respostas. Uma vez uma moça que veio tirar dúvidas comigo voltou para agradecer, pois tinha conseguido passar em um concurso público com as minhas dicas. É muito bom ajudar as pessoas", disse.
Carentes – Para a estudante de Relações Internacionais Maria Luiza Moraes Pedroso, de 22 anos, o atendimento deveria chegar às regiões onde estão concentradas as pessoas mais carentes, que não têm condições de pagar cursinho ou aulas particulares. "É uma iniciativa muito legal para ficar limitada a apenas duas estações de metrô", afirmou.
O projeto deve ser expandindo para outras estações, mas, por enquanto, segundo o diretor de marketing do Metrô de São Paulo, Aluizio Gibson, ainda não há data ou local definidos. "Sempre nos preocupamos em levar um pouco de cultura para os nossos usuários, como as exposições de artes em várias estações. Queremos expandir o Tira-Dúvidas e ampliar o atendimento, mas isso depende de muitos fatores. Por enquanto, o atendimento será feito apenas nessas duas estações", finalizou.
Serviço:
Para tirar dúvidas sobre Matemática ou Língua Portuguesa é preciso ir a um dos postos. Não é necessário agendar horário. Os postos do Tira-Dúvidas funcionam de segunda a sexta-feira. Na estação Consolação, das 9h às 17h, e no Brás, das 10h às 19h.