Notícias

Fundação Dorina promove palestra para profissional de RH

Por Daniela Santos Coutelle - Assessora de Comunicação Fundação Dorina Nowill para Cegos   29 de julho de 2011

Fundação Dorina promove palestra para profissional de RH sobre inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A palestra acontece no dia 31 de agosto as 8h30, no auditório da instituição em São Paulo.

“Compreendendo a Lei de Cotas e a Inclusão profissional de pessoas com deficiência” será tema da palestra que a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove no dia 31 de agosto aos profissionais de recursos humanos. O objetivo é esclarecer os participantes sobre a legislação, debater com eles as dificuldades em cumpri-la e oferecer estratégias para a inclusão profissional destas pessoas no mercado.

A Lei 8.213, mais conhecida como Lei de Cotas e que acaba de completar 20 anos, tornou obrigatória a reserva, de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência, em empresas com mais de 100 funcionários. Edson Defendi, coordenador de empregabilidade da Fundação Dorina comenta que o desconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência é um dos entraves mais comuns à colocação profissional dos deficientes.

O evento acontece no auditório da Fundação Dorina, em São Paulo e faz parte da agenda de cursos e palestras, que a instituição promove no segundo semestre deste ano, para aproximar o tema da deficiência dos mais diversos públicos da comunidade como professores, profissionais de RH, estudantes da área de educação e saúde, familiares e outros interessados.

O palestrante será Edson Luiz Defendi, coordenador de empregabilidade da Fundação Dorina Nowill, especialista em Psicologia Hospitalar e Reabilitação pela Divisão de Medicina e Reabilitação da USP e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Serviço
Palestra: “Compreendendo a Lei de Cotas e a Inclusão profissional de pessoas com deficiência”
Data: 31 de agosto
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório da Fundação Dorina Nowill para Cegos
Rua Doutor Diogo de Faria, 558 - Vila Clementino – São Paulo – SP
Investimento: R$ 150,00
Carga horária: 4 horas
Inscrições pelo e-mail cursos@fundacaodorina.org.br

O que é a lei de cotas?

Empresas que tenham 100 funcionários ou mais precisam reservar cotas para pessoas com deficiência. O percentual varia de acordo com o tamanho da companhia.

Número de Funcionário Cota para deficientes
De 100 a 200 2%
Entre 201 e 500 3%
Entre 501 e 1000 4%
Mais de 1000 5%

Comentários dos Leitores