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Quando a palavra vira arte
Por Diário do Comércio   1 de setembro de 2011
A vida da pequena Mariana Oliveira, de 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Guimarães Rosa, em Osasco, na Grande São Paulo, mudou graças à leitura. "Nunca imaginei que iria conhecer de perto uma escritora como a Marina Colasanti. Foi o dia mais importante da minha vida, além dos dias importantes que já tive com a minha família", disse a garota. Isabella de Souza, de 9 anos, também ficou encantada ao conhecer a escritora de livros infanto-juvenil. "Ter uma escritora como a Marina aqui na escola foi um presente maravilhoso. Além dos livros dela, fiquei com vontade de conhecer os outros que ela disse que leu", afirmou.
Mariana, Isabella e mais 14 mil estudantes de 55 escolas de Osasco fazem parte do projeto Literatura: arte em palavras - seduzindo corações e mentes, da Secretaria Municipal de Educação da cidade em parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH). Com um jeito criativo e inovador de incentivo, o projeto tem o objetivo de mostrar que a leitura pode ser feita de um jeito descontraído, levando os alunos a um passeio pelo universo literário, indo do período anterior à escrita até os dias de hoje.
No total, foram colocados à disposição mais de 23 mil livros, em 152 títulos, distribuídos em 13 temas. As obras abrangem gêneros como drama, aventura, romance, poesia e quadrinhos.
Conversa – O projeto teve início com os alunos de cada uma das 55 escolas lendo, no mínimo, três livros e conversando com alguns autores. Depois das leituras, começaram os trabalhos em sala de aula, com produção de texto, maquetes, ilustrações e desenhos, entre outros.
"O projeto está intervindo na complexidade do processo educacional das crianças da rede municipal, por propiciar contato com diferentes formas e suportes da arte literária, experiências de leitura, reforçadas e enriquecidas com o contato com autores. Permite, ainda, vivenciar essa função social da literatura. Um legado que certamente mudará a forma com que professores e alunos lidarão com o livro e a leitura", disse a Secretária de Educação de Osasco Mazé Favarão, sobre as perspectivas pedagógicas e reflexos sociais do projeto.
Encontro - Para complementar o trabalho da leitura, 36 autores conversaram sobre suas obras com os estudantes. Os encontros entre alunos e autores aconteceram nos pátios das escolas participantes. As crianças da Emef João Guimarães Rosa, por exemplo, receberam Marina Colasanti e mostraram curiosidade pela sua carreira e por alguns livros, disparando perguntas.
Eles ouviram histórias sobre a vida de Marina – como foi educada, em meio às dificuldades da Segunda Guerra Mundial, a cumplicidade de seu irmão nas peraltices e outros detalhes de sua infância. "Além de escritora, sou uma militante da leitura e sei da importância da literatura como elemento civilizador. Sei também como o Brasil está precisando dessa 'civilidade', por isso é uma alegria muito grande ver um projeto assim", disse a escritora.
Antes do encontro com os alunos, as autoras Marina Colasanti e Eva Furnari se reuniram com os professores. O objetivo era ter o mundo da fantasia como ferramenta para estimular a leitura e o letramento nas crianças e na comunidade. Para orientar o estudo das 23 mil obras infantis disponibilizadas, os professores envolvidos no projeto participam dos encontros de formação, a fim de trabalhar, em sala de aula, a literatura sob diferentes perspectivas.
Durante a formação docente, os professores foram orientados sobre a melhor maneira de trabalhar os temas em sala de aula, fomentando o processo de criação dos estudantes. . Célia Aparecida Alves Leite da Silva, professora da Emef Tobias Barreto de Menezes, participante das palestras das autoras no Centro de Formação, acredita que depois do encontro, ficou mais fácil estimular a leitura das crianças.
A afirmação da educadora vem de encontro ao discurso de Eva Furnari durante sua apresentação, que defendeu a importância dos profissionais de educação para seu trabalho de escritora. São eles, para a autora, as pessoas capazes de darem vida às histórias que tanto contribuem para o desenvolvimento infantil.
Desfile - O projeto de incentivo à leitura não vai ficar restrito às salas de aula. As atividades pedagógicas irão transpor os muros escolares, criando um grande desfile literário, no dia 7 de Setembro, dia de desfile cívico, para intensificar a relação do mundo da literatura com a população da cidade de Osasco.
O desfile será dividido em 13 alas e os alunos irão utilizar fantasias, alegorias e adereços para narrar o que aprenderam com os livros. O desfile do Dia da Pátria, considerado um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Osasco, irá se transformar em uma grande promoção da literatura para cerca de 50 mil expectadores. Há expectativa que o projeto viaje para outros municípios.
Mariana, Isabella e mais 14 mil estudantes de 55 escolas de Osasco fazem parte do projeto Literatura: arte em palavras - seduzindo corações e mentes, da Secretaria Municipal de Educação da cidade em parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH). Com um jeito criativo e inovador de incentivo, o projeto tem o objetivo de mostrar que a leitura pode ser feita de um jeito descontraído, levando os alunos a um passeio pelo universo literário, indo do período anterior à escrita até os dias de hoje.
No total, foram colocados à disposição mais de 23 mil livros, em 152 títulos, distribuídos em 13 temas. As obras abrangem gêneros como drama, aventura, romance, poesia e quadrinhos.
Conversa – O projeto teve início com os alunos de cada uma das 55 escolas lendo, no mínimo, três livros e conversando com alguns autores. Depois das leituras, começaram os trabalhos em sala de aula, com produção de texto, maquetes, ilustrações e desenhos, entre outros.
"O projeto está intervindo na complexidade do processo educacional das crianças da rede municipal, por propiciar contato com diferentes formas e suportes da arte literária, experiências de leitura, reforçadas e enriquecidas com o contato com autores. Permite, ainda, vivenciar essa função social da literatura. Um legado que certamente mudará a forma com que professores e alunos lidarão com o livro e a leitura", disse a Secretária de Educação de Osasco Mazé Favarão, sobre as perspectivas pedagógicas e reflexos sociais do projeto.
Encontro - Para complementar o trabalho da leitura, 36 autores conversaram sobre suas obras com os estudantes. Os encontros entre alunos e autores aconteceram nos pátios das escolas participantes. As crianças da Emef João Guimarães Rosa, por exemplo, receberam Marina Colasanti e mostraram curiosidade pela sua carreira e por alguns livros, disparando perguntas.
Eles ouviram histórias sobre a vida de Marina – como foi educada, em meio às dificuldades da Segunda Guerra Mundial, a cumplicidade de seu irmão nas peraltices e outros detalhes de sua infância. "Além de escritora, sou uma militante da leitura e sei da importância da literatura como elemento civilizador. Sei também como o Brasil está precisando dessa 'civilidade', por isso é uma alegria muito grande ver um projeto assim", disse a escritora.
Antes do encontro com os alunos, as autoras Marina Colasanti e Eva Furnari se reuniram com os professores. O objetivo era ter o mundo da fantasia como ferramenta para estimular a leitura e o letramento nas crianças e na comunidade. Para orientar o estudo das 23 mil obras infantis disponibilizadas, os professores envolvidos no projeto participam dos encontros de formação, a fim de trabalhar, em sala de aula, a literatura sob diferentes perspectivas.
Durante a formação docente, os professores foram orientados sobre a melhor maneira de trabalhar os temas em sala de aula, fomentando o processo de criação dos estudantes. . Célia Aparecida Alves Leite da Silva, professora da Emef Tobias Barreto de Menezes, participante das palestras das autoras no Centro de Formação, acredita que depois do encontro, ficou mais fácil estimular a leitura das crianças.
A afirmação da educadora vem de encontro ao discurso de Eva Furnari durante sua apresentação, que defendeu a importância dos profissionais de educação para seu trabalho de escritora. São eles, para a autora, as pessoas capazes de darem vida às histórias que tanto contribuem para o desenvolvimento infantil.
Desfile - O projeto de incentivo à leitura não vai ficar restrito às salas de aula. As atividades pedagógicas irão transpor os muros escolares, criando um grande desfile literário, no dia 7 de Setembro, dia de desfile cívico, para intensificar a relação do mundo da literatura com a população da cidade de Osasco.
O desfile será dividido em 13 alas e os alunos irão utilizar fantasias, alegorias e adereços para narrar o que aprenderam com os livros. O desfile do Dia da Pátria, considerado um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Osasco, irá se transformar em uma grande promoção da literatura para cerca de 50 mil expectadores. Há expectativa que o projeto viaje para outros municípios.