Notícias

Baianos correm atrás do certificado SA 8000

Por Gazeta do Nordeste    20 de novembro de 2001
Além de ser competitiva, apresentar bons produtos e prestar serviços com qualidade, a empresa do terceiro milênio deverá provar sua cidadania. Discriminar, enganar, espionar, subornar, fraudar e outros maus hábitos estão sendo banidos das empresas brasileiras, que perseguem um novo certificado internacional: o Social Accountability 8000 - SA 8000. Para obtê-lo, as companhias precisam seguir à risca uma série de normas que evidenciam seu compromisso com a responsabilidade social.

Atento a estas tendências, um grupo de profissionais baianos esteve este mês no Rio de Janeiro para fazer o curso da SAI - Social Accountability Internacional, organização norte-americana responsável pelo desenvolvimento da norma SA8000. ´A SA 8000 significa um importante passo para a mudança da lógica empresarial tradicional, pois introduz no sistema de gestão novos valores e princípios baseados nos direitos humanos universais´, afirma Maiza Santana, da Damico's Consultoria e Negócios, que fez o curso na capital fluminense. ´Por outro lado, ela oferece para a sociedade civil organizada um poderoso instrumento de verificação da prática social nas empresas´, diz.

O Dr.Doug DeRuisseau, Director of Training da SAI, ministrou a primeira turma do Curso de Formação de Auditores SA8000, que contou com a participação de 25 profissionais de organizações certificadoras, empresas privadas e não governamentais.

Comentários dos Leitores