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APABB FAZ 25 ANOS
Por    21 de junho de 2012
Junto com seu aniversário no dia 8 de agosto, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb) comemora também as conquistas alcançadas pelo segmento das pessoas com deficiência ao longo destes 25 anos. A Associação foi criada em 1987 por um grupo de funcionários da Agência Centro, em São Paulo, formado por pais de crianças com deficiência, que precisavam de tratamento, atenção e cuidados especiais.
O grupo começou a se reunir em 1986 para compartilhar experiências e discutir o papel que uma entidade voltada às pessoas com deficiência desempenharia e como deveria ser a atuação social de seus integrantes.
A Apabb recebeu primeiramente a denominação de Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil. Mais tarde, o nome foi mudado para poder abarcar a crescente participação da comunidade nas atividades da Entidade.
À medida que a notícia de sua existência se espalhava, outros funcionários do Banco do Brasil começaram a se aproximar, em busca de informações. As reuniões passaram então a receber mais participantes, que além de colaborarem com novas sugestões, estavam dispostos a trabalhar para fazer o movimento avançar.
Núcleos regionais
A iniciativa bem sucedida de São Paulo fez surgir núcleos em várias regiões do País, a partir de 1991. Hoje a Associação conta com 14 núcleos regionais, nas seguintes localidades: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Como entidade voltada à defesa das pessoas com deficiência, a Apabb desenvolve cinco programas de inclusão social e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência: Atenção às Famílias e às Pessoas com Deficiência; Capacitação e Qualificação Profissional; Lazer; Esporte; e Voluntariado. Cada um dos programas abarca uma diversidade de projetos sociais.
Em fevereiro de 1997, a Associação tornou-se oficialmente de utilidade pública federal, recebendo, em 15 de maio 1998, o certificado de entidade com fins filantrópicos. Sua atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência consolidou-se ainda mais quando passou a integrar a bancada da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Conade, representando o segmento das múltiplas deficiências.
Mais informações:
Comunicação - Apabb - Leonardo Uller
Tel.: (11) 3105-4214/3491-4144
Fax: (11) 3107-7766
comunicacao@apabb.org.br
http://www.apabb.org.br
O grupo começou a se reunir em 1986 para compartilhar experiências e discutir o papel que uma entidade voltada às pessoas com deficiência desempenharia e como deveria ser a atuação social de seus integrantes.
A Apabb recebeu primeiramente a denominação de Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil. Mais tarde, o nome foi mudado para poder abarcar a crescente participação da comunidade nas atividades da Entidade.
À medida que a notícia de sua existência se espalhava, outros funcionários do Banco do Brasil começaram a se aproximar, em busca de informações. As reuniões passaram então a receber mais participantes, que além de colaborarem com novas sugestões, estavam dispostos a trabalhar para fazer o movimento avançar.
Núcleos regionais
A iniciativa bem sucedida de São Paulo fez surgir núcleos em várias regiões do País, a partir de 1991. Hoje a Associação conta com 14 núcleos regionais, nas seguintes localidades: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Como entidade voltada à defesa das pessoas com deficiência, a Apabb desenvolve cinco programas de inclusão social e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência: Atenção às Famílias e às Pessoas com Deficiência; Capacitação e Qualificação Profissional; Lazer; Esporte; e Voluntariado. Cada um dos programas abarca uma diversidade de projetos sociais.
Em fevereiro de 1997, a Associação tornou-se oficialmente de utilidade pública federal, recebendo, em 15 de maio 1998, o certificado de entidade com fins filantrópicos. Sua atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência consolidou-se ainda mais quando passou a integrar a bancada da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Conade, representando o segmento das múltiplas deficiências.
Mais informações:
Comunicação - Apabb - Leonardo Uller
Tel.: (11) 3105-4214/3491-4144
Fax: (11) 3107-7766
comunicacao@apabb.org.br
http://www.apabb.org.br