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Pesquisa mostra a relação da mídia com as organizações da sociedade civil
A cobertura dada pela imprensa para as organizações da sociedade civil tem grandes acertos e também desafios a serem enfrentados. Foi o que mostrou a pesquisa “Análise de mídia – a imprensa brasileira e as organizações da sociedade civil”, organizada pela ANDI – Comunicação e Direitos, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária e cujo foco é articular ações inovadoras na mídia. O GIFE, entidade que congrega institutos e fundações que trabalham no campo social, foi uma das organizações apoiadoras do estudo.
Durante seis anos, a ANDI acompanhou 40 jornais e quatro revistas, que publicaram 24.540 matérias no período analisado. Entre as conclusões está o fato de que há mais menções positivas do que negativas sobre o campo social na imprensa.
As notícias são sempre relacionadas aos projetos das organizações – e, em geral, a pauta parte mais das organizações do que das redações. Além disso, o financiamento das organizações é mencionado em menos de um quarto das matérias analisadas. As reportagens praticamente não citam doações feitas por pessoas físicas nem benefícios ou isenções fiscais. E poucos textos falam das dificuldades enfrentadas pelas organizações sociais no que diz respeito à sua gestão.
Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE, acredita que pesquisas como essa são relevantes, porque dão luz a temas muitas vezes ignorados. “É preciso falar sobre o financiamento das organizações no país, por exemplo”, afirma Degenszajn.
A pesquisa mostra também importância da mídia como promotora da democracia, ajudando na construção e monitoramento da agenda socioambiental brasileira.
Para conhecer a pesquisa completa, acesse http://www.andi.org.br/politicas-de-comunicacao/publicacao/analise-de-midia-a-imprensa-brasileira-e-as-organizacoes-da-soci
*Fonte: Observatório do Terceiro Setor (Ana Paula Rogers)
http://observatorio3setor.com.br/noticias/pesquisa-mostra-a-relacao-da-midia-com-as-organizacoes-da-sociedade-civil/