Notícias
Contratar pessoas com deficiência é pauta do "Diversidade na Rua"
Muitas empresas encaram a lei de cotas como um desafio, já que algumas mudanças precisarão acontecer para receber pessoas com deficiência na equipe. Mas é importante estar ciente de que essa contratação proporciona inúmeros aprendizados para todos os envolvidos, como:
- Oportunidade de trabalhar em um ambiente que integre diferentes realidades de vida e pontos de vista;
- Ajuda a compreender as habilidades e as limitações do próximo;
- Contribui para aumentar a participação destas pessoas no mercado de trabalho;
- Permite o desenvolvimento de todos, uma vez que precisam atuar respeitando as diferentes aptidões.
"Como o assunto desperta muitas dúvidas, a Mercur convidou a Egalitê, empresa especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, para participar da seção Debate Aberto, no site do projeto Diversidade na Rua", destaca Silda Santos. Segundo a colaboradora da Mercur, essa é uma forma de acolher pessoas interessadas no tema e discutir sobre possíveis soluções que contribuam para uma vida mais feliz.
A lei de cotas passou a existir em 1991 e foi regulamentada em 2001. Segundo dados da Egalitê, hoje existem 325 mil pessoas com deficiência empregadas no Brasil, mas o país tem capacidade para empregar mais de 1,3 milhão de pessoas.
Guilherme Braga, fundador da Egalitê, explica que a falta de informações sobre o assunto, acaba prejudicando um projeto de contratação de pessoas com deficiência e iniciativas deixam de ser tomadas. "Existem muitas empresas que, localizadas em prédios mais antigos, não conseguem receber um cadeirante, por exemplo, mas não se dão conta de que podem empregar pessoas com outros tipos de deficiências", destaca Braga. Vale lembrar que, hoje, qualquer companhia com mais de 100 funcionários já precisa estar atenta a essa questão.
"Hoje na Mercur contamos com alguns colaboradores com deficiência e os mesmos fazem parte das atividades da empresa de uma forma natural. Eles participam de todas as tarefas e contribuem como todos os demais colaboradores. O respeito à diversidade tem sido o propósito principal da contratação das pessoas, sejam elas com ou sem deficiência, e não simplesmente o atendimento às cotas (exigências legais)",analisa Silda Santos.
O Debate Aberto (http://diversidadenarua.cc/foruns/forum/debate-aberto/) acontece esporadicamente no site diversidadenarua.cc e é aberto a todos os internautas que tenham interesse em participar. Assuntos como escrita de sinais, dança para deficientes, tecnologia assistiva e lazer inclusivo, já foram abordados através deste canal.
*Sobre a Mercur:
Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur (www.mercur.com.br) que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório - no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores, etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.
*Informações para a Imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
Fone: (11) 5091-7808