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Projeto concluído pela Fundação Abrinq se transforma em metodologia voltada à melhoria da Educação Infantil.
A Fundação Abrinq – Save the Children encerra o seu Projeto “Jeitos de Aprender na Educação Infantil” (JAEI) com bons resultados a serem compartilhados. A iniciativa - que contou com o patrocínio da Bulgari - se transforma agora em metodologia, que poderá ser replicada por outras escolas municipais em São Paulo. O evento de encerramento aconteceu em 25 de maio, no CEU Campo Limpo. A região da zona sul de São Paulo (SP) sediou as atividades do Projeto, que beneficiou 28.100 crianças, 215 educadores e 69 Escolas e Centros de Educação Infantil, nos últimos quatro anos.
“O JAEI agregou uma importante contribuição para a melhoria das práticas de leitura, escrita e raciocínio lógico das crianças. A iniciativa promoveu também a distribuição de kits educativos - compostos por livros e jogos de raciocínio lógico - para Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Centros de Educação Infantil (CEI) da região de Campo Limpo”, destaca o presidente da Fundação Abrinq – Save the Children, Carlos Tilkian.
A cerimônia de encerramento do Projeto contará com a presença do professor Marcelo Soler, que apresentará uma palestra sobre a “Valorização do Brincar na Educação Infantil”. Na ocasião, Denise Cesario, gerente executiva de Desenvolvimento de Programas e Projetos da Fundação Abrinq, apresentará um balanço das atividades do JAEI, implementado em 2011 e conduzido por meio de ciclos anuais, que tiveram como foco:
• Promover a formação dos professores e equipe gestora nas práticas de mediação de leitura e na metodologia de jogos e brincadeiras;
• Viabilizar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas nas instituições parceiras relacionadas à leitura e ao raciocínio lógico;
• Estimular a troca de experiência entre professores de uma mesma rede de ensino;
• Apoiar as escolas nas ações de envolvimento das famílias nos processos de aprendizagem.
Em 2014 e nos primeiros meses de 2015, o JAEI finalizou a capacitação de professores, gestores e equipes diretivas das instituições. Foram abordados temas como: concepções de infância; desenvolvimento infantil; trabalho com as famílias e práticas de leitura; atividades de disseminação e multiplicação do conhecimento adquirido. O Projeto realizou ainda encontros com as famílias dos alunos impactados, com o propósito de compartilhar orientações e reforçar a importância do brincar e da leitura para as crianças.
Indicadores da Qualidade na Educação
Outro destaque do JAEI foi a adoção dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil nos CEIs. Estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), esses indicadores compõem um instrumental que busca identificar a qualidade das condições e do trabalho realizado nos estabelecimentos de Educação Infantil. O objetivo é viabilizar oportunidades de melhoria contínua - por meio do planejamento participativo e da interação entre escola, comunidade e familiares das crianças.
“Como resultado, as ações promovidas pelo JAEI – marcadas por vivências lúdicas relacionadas tanto à leitura quanto ao raciocínio lógico - proporcionaram às crianças um clima de confiança e, sobretudo, de possibilidades de novos conhecimentos”, finaliza o presidente da Fundação Abrinq – Save the Children.
Saiba mais
Projeto Jeitos de Aprender na Educação Infantil
Balanço 2011 -2015
69 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Centros de Educação Infantil (CEI) beneficiadas
28.099 crianças beneficiadas
215 educadores e profissionais das escolas capacitados
2.522 professores que participaram na formação de multiplicadores, com novas práticas pedagógicas
13.208 famílias participantes das atividades
14.014 livros disponibilizados
8.489 jogos disponibilizados
Resultados de 2014
15 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI)
15 Centros de Educação Infantil (CEI)
7.132 crianças beneficiadas das Escolas Municipais de Educação Infantil
2.295 crianças beneficiadas dos Centros de Educação Infantil
87 profissionais das escolas com conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, práticas de leitura, de raciocínio lógico, brincadeiras e trabalho com famílias
30 diretores e coordenadores pedagógicos
1.054 professores que participaram na formação de multiplicadores, com novas práticas pedagógicas
44 horas de formação para os professores, e equipe diretiva das Escolas Municipais de Educação Infantil e dos Centros de Educação Infantil
2.413 membros das famílias de EMEIs e 1803 de CEIs
51 encontros de Famílias
50 participantes no seminário do projeto
24 projetos de boas práticas em mediação de leitura, contação de histórias, raciocínio lógico e brincadeiras
5.430 livros disponibilizados as EMEIs
4.065 livros disponibilizados aos CEIs
3.810 jogos disponibilizados as EMEIs
*Fonte: APF – Associação Paulista de Fundações.