Notícias
Organizações sociais da Rede Nossas Crianças realizam ações de mobilização contra o trabalho infantil.
Com frases expostas em cartazes fazendo alusão ao Trabalho Infantil como “O trabalho não combina com infância”. “Brincar, estudar e viver. Trabalhar, só quando crescer”. “Trabalho infantil gera exclusão. Criança precisa de educação”, o dia 12 de junho (Dia Contra o Trabalho Infantil) foi marcado com ações realizadas pelas organizações sociais que integram a Rede Nossas Crianças.
A ideia foi chamar a atenção da sociedade para combater o trabalho infantil. Crianças, adolescentes e representantes das organizações saíram às ruas em caminhadas, com carros de som, distribuindo folders explicativos, divulgando cartazes e faixas que explicassem a importância da luta no combate ao trabalho infantil. Representantes e adolescentes atendidos pelas organizações também puderam participar de seminários, palestras e rodas de discussões para maior reflexão sobre a temática.
“O resultado positivo da nossa ação aconteceu por conta da participação ativa das crianças e adolescentes atendidos, que já estavam trabalhando o tema do trabalho infantil nas atividades da organização. Saímos pelas ruas para divulgar e informar a sociedade sobre a campanha para o combate ao trabalho infantil e o resultado foi significativo e positivo, uma vez que, incentivamos as pessoas para uma reflexão sobre a necessidade de mobilização social para combatermos o trabalho infantil em nosso país”, contou Adriana Bittencourt, coordenadora geral da organização social Pastoral do Menor da Paroquia Nossa Senhora das Graças (localizada na cidade de Vitória da Conquista - BA).
Percorrendo as ações do 12 de Junho
Ainda fazendo parte da programação do dia 12 de Junho, organizações sociais da Rede Nossas Crianças realizaram em seus territórios ações de mobilização contra o trabalho infantil.
Veja abaixo:
Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças - localizada na cidade de Vitória da Conquista – BA, realizaram uma grande caminhada com as crianças, os adolescentes e os profissionais da organização, pelas principais ruas do centro da cidade, com cartazes sobre o tema e a distribuição dos folders com brinde, contendo informações sobre os prejuízos do trabalho infantil da Fundação Abrinq.
Associação Beneficente ao Menor Carente do Parque São José - localizada na cidade de Fortaleza – CE, realizaram um APITAÇO com as crianças, os adolescentes e os profissionais da organização pelas principais ruas do bairro onde está localizada a organização, com a distribuição dos folders com brinde, contendo informações sobre os prejuízos do trabalho.
Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural – AMPLIAR - localizada na cidade de Minas Novas – MG, realizaram um pedágio educativo com educadores sociais e crianças e adolescentes, distribuindo folders com brinde, contendo informações sobre os prejuízos do trabalho. Nesse dia houve também exposição de maquetes, desenhos e grafites sobre o tema, elaborados em atividades anteriormente pelos atendidos.
Centro de Educação para o Trabalho Virgílio Resi – CEDUC - localizada na cidade de Belo Horizonte – MG, realizaram um encontro lúdico em parceira com o Fórum de Erradicação de Minas Gerais – FECTIPA/MG e com o Ministério do Trabalho, com a distribuição de folders com brinde, contendo informações sobre os prejuízos do trabalho infantil, além de gincanas, apresentações culturais e lançamento do Filme de Apresentação do Juventude FECTIPA.
Lar Santo Antônio de Educação e Assistência Social - localizada na cidade de Biritiba Mirim – SP, realizaram uma caminhada com as crianças, os adolescentes e os profissionais da organização e membros do CMDCA, pelas principais ruas do centro da cidade, com cartazes sobre o tema e a distribuição dos folders com brinde, contendo informações sobre os prejuízos do trabalho infantil.
Arrastão Movimento de Promoção Humana - localizada em São Paulo – SP, realizaram um flashmob na Praça do Campo Limpo, com 60 adolescentes e distribuição informativo sobre Trabalho Infantil.
Liga Solidária - localizada na cidade de São Paulo – SP, receberam a empresa Discovery Channel para uma ação de voluntariado, uma Oficina de Confecção de Cataventos (símbolo do Trabalho Infantil) com as crianças e os adolescentes e uma grande gincana ao final do evento.
Associação Comunitária Nova Vida - localizada na cidade de Sapé – PB, realizaram a Caminhada Municipal contra o Trabalho Infantil, com a participação dos adolescentes e da "Banda Saperê", da organização.
Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema - localizada na cidade de Diadema – SP, estiveram presentes no “Seminário sobre Trabalho Infantil” em parceria com a Rede de Atenção à Criança e Adolescente de Diadema, com a participação de 2 adolescentes, que foram eleitos Delegados na Conferencia dos Direitos Humanos de Crianças e do Adolescentes de Diadema.
Casa do Pequeno Davi - localizada na cidade de João Pessoa – PB, estiveram presentes em atividades de disseminação ao combate do trabalho infantil, na cidade de Campina Grande (cidade que realiza o maior São João) representando o FEPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).
Obra Social São Francisco Xavier - localizada na cidade de Diadema – SP, estiveram presentes no Seminário com o tema "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma das piores formas do Trabalho Infantil", em parceria com a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Diadema.
Pia Sociedade de PE. Nicola Mazza - localizada na cidade de João Pessoa – PB, participaram do Seminário Nordestino contra o Trabalho Infantil.
Sociedade de Assistência à Criança – SOAF - localizada na cidade de Milagres – CE, realizaram uma campanha em carro de som nas ruas da cidade em alusão ao Dia Contra o Trabalho Infantil, além de uma construção coletiva com as crianças e os adolescentes atendidos de cartazes com o tema “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade”.
APAE - Francisco Morato - localizada na cidade de Francisco Morato –SP, realizaram uma sensibilização sobre o tema trabalho infantil com os diversos parceiros do município.
Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia – ADCAM - promoveu, para os adolescentes atendidos, uma palestra e atividades de prevenção sobre o tema trabalho infantil.
Sociedade Humana Despertar - localizada na cidade de Sumaré – SP, realizaram apresentação de peças teatrais com o tema do trabalho infantil na praça principal da cidade.
Centro de Orientação Reintegração e Assistência Social – CORASSOL - localizada na cidade de Ribeirão Preto – SP, realizaram a produção de cartazes e de cataventos com as crianças e os adolescentes em alusão ao tema trabalho infantil.
Associação Cultural Comunitária Pró Morato - localizada na cidade de Francisco Morato– SP, realizaram uma sensibilização sobre o tema trabalho infantil com os diversos parceiros do município.
Grupo Tumm "Todos Unidos Mudaremos o Mundo" - localizada na cidade de Mococa – SP, realizaram apresentações culturais em alusão ao tema do trabalho infantil para as famílias e comunidade.
Comunidade Inamar - Educação e Assistência Social - localizada na cidade de Diadema – SP, estiveram presentes no “Seminário sobre Trabalho Infantil” em parceria com a Rede de Atenção à Criança e Adolescente de Diadema.
Ação Social Paulo VI - Creche São Francisco de Assis - localizada na cidade de Duque de Caxias, realizaram atividades lúdicas em alusão ao Dia Contra o Trabalho Infantil com as crianças.
*Fonte: Fundação Abrinq – Save the Children.