Notícias
3º setor ganha manual com aspectos de gestão e contabilidade.
Será lançado no dia 21 de julho, em São Paulo, o ‘Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor – Aspectos de Gestão e de Contabilidade para Entidades de Interesse Social’. O documento visa ajudar associações, fundações e organizações religiosas a prestarem contas da maneira adequada, garantindo mais transparência para suas atividades, e já está disponível para download (http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Miolo_MTS_web.pdf).
Dividido em 11 capítulos, o livro aborda aspectos como a contextualização histórica dessas instituições, suas estruturas de funcionamento, o Regime Tributário e as formas de reconhecimento, os elementos para prestação de contas e a necessidade de contratar uma auditoria independente.
Com organização de José Antonio de França, o documento tem 10 autores, entre eles Airton Grazzioli, curador de fundações de São Paulo e colunista do Observatório do Terceiro Setor.
O trabalho foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e um Grupo de Estudo instituído por ele, e é fruto de mais de uma década de pesquisa. Antes da versão 2015, o manual teve outras, lançadas em 2008 e 2003.
O lançamento da edição deste ano está sendo promovido pelo CFC, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Fundações e Entidades de Interesse Social (PROFIS), com o apoio da Escola Aberta do Terceiro Setor e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).
Serviço
Evento de lançamento do manual
Data: 21 de julho
Horário: 14h
Local: Sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) – Rua Rosa e Silva, 60, Santa Cecília, São Paulo, SP
*Fonte: Observatório do Terceiro Setor.