Notícias
Qualidade nas políticas e nos serviços de promoção ao desenvolvimento infantil é tema do “V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância”.
Nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo, acontece o V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, evento organizado anualmente pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa entre: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.
Para 2015, foi escolhida para debater no Simpósio a temática da qualidade da atenção à primeira infância, da gestação aos 6 anos, nas dimensões da política, da educação, da saúde, do desenvolvimento social e da informação. O objetivo é lançar luz sobre um assunto que carece urgentemente de um debate mais aprofundado: as diversas perspectivas de qualidade nas políticas públicas e nos serviços voltados para esse período de vida, considerado pela ciência como importante alicerce para o desenvolvimento pleno da criança, bem como para o futuro do indivíduo.
“A escolha do tema vai ao encontro dos desafios do Brasil para avançar nos indicadores sociais, pois, embora o País tenha obtido conquistas importantes, temos muito a caminhar para promover o desenvolvimento das crianças e diminuir discrepância em relação aos indicadores de países desenvolvidos. E, para isso, é consenso entre os especialistas a necessidade da oferta de serviços com qualidade”, explica Eduardo Marino, gerente de programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. E complementa “é preciso discutir o que é a qualidade para, desta forma, contribuir com a melhoria das políticas públicas brasileiras voltadas ao desenvolvimento da primeira infância.”
Para debater essas questões e apresentar as experiências aplicadas em diversos projetos, foram convidados especialistas nacionais e internacionais, tais como:
Christer Tofténius
Professor pré-escolar, Tofténius trabalhou por mais de 20 anos em posições de liderança em municípios. Em 2003, ingressou no Ministério da Educação e Investigação da Suécia, lidando com questões relativas à pré-escola, centro escolar e formação de professores. Participa da Rede da Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) sobre Early Childhood Education and Care (ECEC).
Maria Malta Campos
Graduada em Pedagogia pela PUC de São Paulo, possui doutorado em Sociologia pela USP. Realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA (bolsa Fulbright), e na Universidade de Londres. É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, professora do Programa de Pós-graduação em Educação – Currículo da PUC de São Paulo e Presidente da Ação Educativa. Atua como assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desde 2013. Foi coordenadora do Comitê Assessor de Educação do CNPq, presidente da ANPEd – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e fez parte da primeira diretoria do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo. Participou do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES e do Conselho Superior da CAPES. É autora de artigos, capítulos de livros e coautora/organizadora, entre outros, dos livros Creches e pré-escolas no Brasil e Creches e pré-escolas no Hemisfério Norte.
Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria da FMUSP. Coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria FMUSP. Responsável por disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu strictu na Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora de pesquisas sobre crescimento e desenvolvimento infantil e origens fetais das doenças do adulto. Com esta linha de pesquisa orientou teses de mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Livro “Promoção da Saúde na Infância”, editora Manole e “Prática Pediátrica” e “Pediatria Geral” da editora Atheneu. Médica Consultora do Programa Bem-Estar da TV Globo, membro do Conselho Editorial e colunista da Revista Crescer – Ed. Globo e responsável pela coluna de saúde semanal no portal G1/ Globo.
A Dra. Ana Escobar apresentará a pesquisa Boas Vindas Bebê.
Hiro Yoshikawa
Hirokazu Yoshikawa é Professor Courtney Sale Ross de Globalização e Educação na Steinhardt School da Nova York University. Ele é psicólogo da área de psicologia do desenvolvimento e estuda os efeitos das políticas públicas e programas relacionados com a imigração, desenvolvimento da primeira infância e a redução da pobreza, no desenvolvimento de crianças e jovens nos Estados Unidos e em países de baixa e média renda.
Tereza Campello (a confirmar)
O V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância tem apoio de Danone Early Life Nutricion, Instituto InterCement e Kimberly-Clark.
SERVIÇO
V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância
Data: 7 e 8 de outubro de 2015
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 , Bela Vista – São Paulo
*Fonte: Marleide Rocha – CDN Comunicação
marleide.rocha@cdn.com.br