Notícias
Avanços dos 10 anos de Suas é tema de debate em São Paulo.
Durante a X Conferência Estadual de Assistência Social de São Paulo, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) pediram a valorização dos profissionais e o protagonismo dos usuários. O evento foi realizado entre os dias 06 e 08 de outubro, em Águas de Lindóia (SP).
A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, participou da abertura do evento. Segundo ela, o Suas, criado em 2005, é um ambiente democrático. “É um sistema que vem sendo construído num ambiente de respeito à diversidade e à tolerância. O Suas é realidade em 99% dos municípios brasileiros”, explicou a secretária.
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão presentes em 898 municípios de São Paulo, já quase contemplando todo o estado, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está em 495 municípios. “Só o estado de São Paulo representa quase 40% do Suas”, disse Ieda.
O estado conta ainda com 267 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em 215 municípios, 51Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) em 46 municípios, e, em 262 municípios, 11,4 mil vagas em Serviços de Acolhimento para mulheres e idosos.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo, Nicole Marianne Hoedemaker, disse que o estado de São Paulo propôs que todos os municípios tivessem sua representação, ressaltando a importância de discutir os 10 anos do Suas. “Este ano, pela primeira vez, cada município do estado realizou sua própria conferência”, completou.
As Conferências Estaduais, junto com as Conferências Municipais, são preparatórias para a Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília. No encontro estadual também serão eleitos os delegados que participarão do evento nacional.
*Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.