Notícias

Iniciativa leva arte e brincadeiras para asilo

Por Correio do Povo    27 de novembro de 2001
Uma grande confraternização reuniu os 143 idosos do Asilo Padre Cacique na tarde de sábado. Organizada pela Loja Maçônica Estrela de Jerusalém, a iniciativa encantou os idosos que, com mãos habilidosas, puderam expressar seus sentimentos através da pintura e do artesanato de objetos em argila. Na ocasião, os acadêmicos da Faculdade de Educação Física do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA) realizaram várias atividades físicas e brincadeiras destinadas à terceira idade.

Com as mãos ainda sujas pela argila, Elena Terlera Cidade, de 92 anos, era a mais entusiasmada com a festa. 'Sempre desejei trabalhar com argila, mas nunca tive oportunidade', contou, exibindo um cinzeiro de formas arredondadas.

De acordo com Régis Siqueira, venerável mestre da Loja Estrela de Jerusalém, o principal objetivo do evento foi proporcionar um pouco mais de alegria e atenção aos idosos da casa. 'A maioria não tem familiares e dependem da solidariedade de outras pessoas', destacou. A supervisora do Asilo Padre Cacique, irmã Amábilis Flach, explicou que através da arte é possível estimular a criatividade e a habilidade de cada um dos moradores da instituição.

O asilo é administrado pela Sociedade Humanitária Padre Cacique. Mensalmente, a casa possui uma despesa de R$ 12 mil somente em medicamentos. 'Nossos velhinhos recebem atendimento integral e dependem das doações da comunidade', destacou a irmã. As pessoas que quiserem fazer doações ao asilo podem entrar em contato através do telefone 3233-1691.

Comentários dos Leitores