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Brasil investe R$ 3,8 bilhões na área social, revela estudo realizado em parceria pelo GIFE e a Comunitas.

Por Rebrates   9 de agosto de 2016

Mais de R$ 3,88 bilhões foram investidos no campo do investimento social corporativo no Brasil em 2014, revela pesquisa realizada em parceria entre o GIFE e a Comunitas. Os dados são do último Censo GIFE e da oitava edição do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC). Se comparado ao estudo anterior, o valor representa um aumento de quase 20% e é maior que o orçamento do Ministério da Cultura, que foi de R$ 3,27 bilhões, segundo dados oficiais.

A parceria entre as organizações tem como objetivo retratar com maior fidelidade a realidade brasileira no que diz respeito ao volume total aplicado em iniciativas e programas de investimento social corporativo realizados no País. É a segunda vez que o GIFE e a Comunitas atuam em parceria. A primeira pesquisa, de 2012, mostrou que os investimentos daquele ano foram na casa dos R$ 3,2 bilhões.

Para chegar aos resultados, as organizações juntam seus dados e trabalham com uma metodologia que evita, por exemplo, casos de duplicidade. O Censo GIFE apresenta o panorama do investimento privado da sua rede de associados e, para a última edição, contou com 113 organizações participantes (90% dos associados). Já o BISC 2014 acompanha anualmente o investimento social corporativo no Brasil e teve 336 empresas representadas.

“Essa parceria pode trazer resultados muito relevantes para o Brasil em relação à representatividade do Censo GIFE e do BISC no retrato do investimento social privado no País. Com esses dados, estamos mais próximos da realidade brasileira e podemos ampliar o debate sobre o quanto o universo privado investe em ações sociais no País”, afirma Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE.

Para Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, as empresas têm aliado, cada vez mais, projetos sociais aos negócios. “Na contramão do caminho trilhado pela economia, cujo PIB foi de 0,2%, os investimentos sociais cresceram 11% em 2014, sendo que 67% das empresas destinaram mais da metade dos recursos aos projetos alinhados. Com esse dado, podemos considerar que o processo de alinhamento dos investimentos sociais aos negócios tem avançado. Os resultados refletem na gestão de políticas públicas, que passa a ser mais eficiente, e na capilaridade dos próprios projetos empresariais. É uma via de mão dupla”, opina.

Sobre o Censo GIFE

Lançado pela primeira vez em 2001, o Censo GIFE se tornou a principal pesquisa sobre investimento social privado no Brasil. A edição atual teve o maior índice de participação, com 113 respondentes das organizações associadas – o equivalente a 90% da base na época da pesquisa (junho e julho de 2015). A cada dois anos, a publicação informa quanto e como se investe no Brasil, quem são as empresas, fundações e institutos de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que aplicam recursos privados em ações de finalidade pública, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade brasileira. O documento está disponível para consulta online: http://gife.issuelab.org/resource/censo_gife_2014

Sobre o BISC

Iniciada em 2008, a pesquisa BISC acompanha anualmente os investimentos sociais privados no Brasil com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento da gestão e a avaliação dos investimentos sociais corporativos no país. Por meio de uma parceria abrangente e inovadora com o CECP e com a Exchange, consegue-se comparar esses investimentos com padrões internacionais. Com isso, é possível aferir a evolução dos compromissos sociais das empresas participantes, extrair a percepção dos gestores sobre a qualidade das aplicações, buscar novos temas para subsidiar a formulação de estratégias e melhorar a contribuição para o desenvolvimento do país. A última edição reuniu um conjunto de 24 instituições parceiras que representam um grupo de 336 organizações. O BISC 2015 está disponível para download no link: http://comunitas.org/bisc/bisc-2015/

Sobre o GIFE

O GIFE é uma organização sem fins lucrativos com 129 associados que investem em torno de R$ 3 bilhões por ano na área social. A organização completou 20 anos em 2015 e é referência no Brasil em temas relacionados ao investimento social privado. O principal papel do GIFE é articular organizações privadas que apoiam causas de interesse público e gerar conhecimento sobre o campo. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do investimento social, definido pelo repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Para saber mais sobre o GIFE, assista ao documentário “Em Movimento: 20 anos de Investimento Social no Brasil”. Para conhecer as oito agendas estratégicas, com temáticas que norteiam as atividades da entidade, assista a websérie COMUM.

Sobre a Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Por meio do envolvimento de diversos atores, estimula e fomenta ações conjuntas com o propósito comum de promover o desenvolvimento sustentável. A organização conta com o apoio de líderes de grandes empresas, engajados nas várias frentes de atuação fomentadas pela Comunitas. O foco das operações está no estabelecimento de parcerias para produzir e multiplicar o conhecimento necessário para o avanço da participação das empresas, da sociedade e do poder público na resolução de entraves ao desenvolvimento do país.


*Fonte: Imprensa – 2PRÓ Comunicação

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