Notícias

Instituição Beneficente Nosso Lar: 70 anos de apoio a pessoas com deficiência intelectual

Por Rebrates   27 de outubro de 2016

A Instituição Beneficente Nosso Lar completou 70 anos recentemente, em agosto de 2016. Ao longo desse tempo, reconduziu milhares de crianças, jovens e adultos ao convívio social. A entidade, nos primeiros 20 anos de existência, atendeu crianças órfãs, que foram preparadas para terem autonomia em suas vidas.

Nesse processo de entrada e saída dos atendidos a Instituição viu-se convocada a prestar serviços a pessoas que viviam uma maior exclusão social, crianças com deficiência intelectual.

A Nosso Lar atende pessoas com deficiência intelectual desde 1967, experiência que permitiu à instituição se tornar referência no tratamento deste segmento da população dentro da visão do “ser integral”, que abarca os aspectos, bio-psico-sócio e espiritual. 

Hoje, cerca de 180 crianças, além de 50 famílias em situação de vulnerabilidade social, são

abraçadas pela entidade.

Clodoaldo de Lima Leite, vice-presidente da instituição, diz que pessoas de todas as

idades são alcançadas pelo trabalho da Nosso Lar. Ele destaca que é comum as organizações receberem pessoas com deficiências até os seus 16 anos de idade, a exemplo de convênios como o dos servidores públicos.

“Acontece que essa população continua com suas deficiências e necessidades quando envelhecem, assim essas pessoas e suas famílias acabam sem suporte em etapas fundamentais de suas vidas”, comenta Leite, que atua no Nosso Lar desde 1979.

Ele diz que o setor público ainda não consegue garantir os cuidados necessários para esse segmento na terceira idade. A equipe da instituição decidiu colaborar e para tanto criou de um programa para a  manutenção das conquistas adquiridas por estas pessoas que devem ter seus direitos de cidadania efetivamente respeitados.

A Nosso Lar conta com um quadro de 50 profissionais, entre educadores, terapeutas

ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, monitores e outros técnicos. Alguns deles, ex-atendidos pela entidade. É o caso de Maria Paola Del Carlo, que segundo a Previdência Social, foi a primeira portadora de Síndrome de Down a se aposentar no país.

Mesmo aposentada, Maria continua prestando serviços a quem chega ao Nosso Lar. Um

trabalho que já faz há mais de 30 anos. “Um dos nossos objetivos é a inclusão dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho. Nesse sentido, a entidade também tem de dar o exemplo”, diz Leite.

Todo o trabalho oferecido pela instituição é totalmente gratuito. Ela se mantém com o

auxílio de parcerias, quadro de contribuintes mensais, entre outras. Projetos são desenvolvidos por meio de convênio com parceiros públicos e privados, além da realização de feiras, bazares, campanhas e eventos diversos.

Cerca de 40% dos custos de cada pessoa atendida pelo Nosso Lar são cobertos graças a seus parceiros. Os 60% restantes são fruto das ações realizadas pelo seu quadro de voluntários.

 

SERVIÇO:

 

Instituição Beneficente Nosso Lar

http://www.ibnossolar.org.br/

 

Endereço: Praça Florence Nightingale, 56 – Jardim da Glória

 

Contato: (11) 2066-1680

Comentários dos Leitores