Notícias

Pesquisa aponta principais desafios das ONGs na internet.

Por Observatório do Terceiro Setor   26 de outubro de 2016

Um estudo feito pela Fundação Salvador Arena com instituições sem fins lucrativos que atuam nas regiões da Baixada Santista e da Grande São Paulo mostra que 50% das ONGs têm dificuldades para se comunicar com o público de interesse de forma efetiva. “A Internet é uma poderosa ferramenta de comunicação e poderia ser melhor explorada como um canal importante para captação de recursos no terceiro setor, mas 95% das ONGs não têm site ou têm páginas desatualizadas e 30% não estão nas redes sociais ou estão com os perfis desatualizados”, complementa Sérgio Loyola, responsável da pesquisa e gerente de projetos sociais da Fundação Salvador Arena, que há mais de 50 anos atua no terceiro setor.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 22 de junho deste ano com 25 entidades sem fins lucrativos que recentemente aceitaram participar dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Salvador Arena nas áreas de Gestão Profissional e Sustentabilidade Financeira.

O estudo também aponta que 70% das ONGs sabem da importância de se comunicar com o público de interesse, mas que não têm um plano de comunicação formal. Além disso, metade delas não tem sistematizados de forma eficiente e estratégica dados importantes como nome, e-mail, endereço e telefone dos doadores individuais com quem se relacionam.

As ONGs pesquisadas movimentaram mais de R$ 40,4 milhões em 2015, sendo 66% deste valor advindos de convênios com os governos municipal, estadual e federal, 15% de doadores individuais, 10% de empresas e fundações, 7% do Programa Nota Fiscal Paulista e 2% por meio de incentivos fiscais.

Outro dado relevante da pesquisa aponta que 10% das instituições têm dificuldades para trabalhar em parceria com outras organizações no atendimento direto à comunidade, embora discutam os problemas gerais do terceiro setor de modo coletivo.

 

*Fonte:Maria Fernanda Garcia – Observatório do Terceiro Setor

 http://observatorio3setor.com.br/noticias/pesquisa-mostra-atuacao-das-ongs-na-internet/

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

Comentários dos Leitores