Notícias

Outubro Rosa: Federação Nacional das Apaes apoia o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

Por FENAPAES – Federação Nacional das Apaes   26 de outubro de 2016

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) está de rosa para apoiar o mês de conscientização contra o câncer de mama, e convidar a todos do Movimento Apaeano a participarem do “Outubro Rosa”.

Informar e sensibilizar. A campanha “Outubro Rosa”, celebrada mundialmente desde a década de 1990, é dedicada a chamar a atenção das mulheres para os riscos do câncer de mama, e principalmente, da importância da prevenção e diagnóstico precoce, que contribui para diminuição da mortalidade e sucesso do tratamento e cura.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados quase 58 mil novos casos de câncer de mama em 2016 no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são ambientais e comportamentais, fatores da história reprodutiva e hormonal, e fatores genéticos e hereditários.

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Com informações do Inca (http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home) e do Ministério da Saúde (http://portalsaude.saude.gov.br/).

 

 

*Fonte: FENAPAES – Federação Nacional das Apaes.

https://www.apaebrasil.org.br/#/noticia/69869

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

 

Comentários dos Leitores